Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Angell Araújo
Por: Rocinha, foco na cultura, 3 de maio de 2023

(Trans)cendendo a Rocinha: Angell Araújo uma estrela que samba

Esta história contém:

(Trans)cendendo a Rocinha: Angell Araújo uma estrela que samba

Vídeo

Angell Gomes de Araújo é uma mulher trans, atriz, dançarina e passista da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. Popularmente conhecida como Angell, a artista de 31 anos é moradora e cria da favela da Rocinha. Angell inicia a entrevista falando da dificuldade que ainda encontra ao falar sobre a construção do seu nome e compartilha conosco, repleta de emoção, a origem do nome social que reflete a sua identidade de gênero e o particular processo de transição social. Relatou ter como referência de criação as mulheres de sua família, relembrou com orgulho da força transmitida por sua mãe, irmã, avó e tias. Sua infância foi marcada pelas viagens ao nordeste, momento em que a família passava as férias no interior do Ceará, onde era possível se distanciar da cidade grande e ter uma liberdade maior para brincar. Da adolescência, destacou o contato com a dança, a arte e o esporte. Recordou ter tido o primeiro contato com a dança aos 15 anos, através do convite de um amigo. Falou sobre sua influência na área da cultura através da relação com o teatro na Rocinha, período em que considerou ter tido um contato mais amplo com os moradores e outras iniciativas. Relatou sobre o desejo de ser uma referência em fazer com que outras pessoas LGBTQIA + possam conhecer e se aproximar do samba, principalmente pessoas como ela. Conheceu o samba no ano de 2011, o mesmo tornou-se uma paixão à primeira vista. Compartilhou que desde criança assistia aos desfiles das escolas, confessou que nunca imaginou um dia estar passando na televisão, participando e sentido de perto a energia de um desfile. O samba em sua vida foi uma descoberta que a levou para vários mundos, colaborando para a construção de narrativas e histórias. Destacou que o samba vai para além da dança, é também conhecer a origem que dá sentido de forma geral aos acontecimentos. Seu maior sonho hoje é ter uma maior potência dentro da comunidade e a partir disso, apoiar outras...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios