História do seu nascimento. Avós imigrantes italianos. Mudança para Rafard aos 2 anos. Período escolar. Trabalho desde menina. Aprendizados de costura. Trabalho aos 11 anos na fazenda, aos 13 anos como copeira na casa de uma família francesa. História de como conheceu o seu primeiro marido. Duas primeiras gravidezes. Falecimento do marido. Período que se reergueu financeiramente com dois filhos pequenos. Segundo casamento e trabalho no lar. Trabalho numa confecção de calça jeans. Diversão na cidade de Rafard. Religiosidade. Netos e bisnetos. Participação do Grupo da Terceira Idade em Rafard. Viagens com o Grupo da Terceira Idade. Viagens para o exterior. Sonhos. Rotina.

Quando tinha dois anos, minha família mudou para Rafard, para a Fazenda Leopoldina. Então já fui criada aqui em Rafard. Comecei a ir na escola com sete anos. Antigamente não entrava antes de completar sete anos. Saí da escola com onze anos e fui carpir, trabalhar na fazenda. Com o feitor atrás...Continuar leitura

imagens (5)

Netos

data (ou período): Ano 1988 Imagem de:

Coral Doce Terra

data (ou período): Ano 2010 Imagem de:

Aniversário de 90 anos

data (ou período): Ano 2016 Imagem de:

Dia das mães

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:

Um dia maravilhoso

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:

Netos

Estes são dois netos de Dona Maria, filhos do seu filho primogênito. (Esq. para dir.) Pablo, aos nove anos, e Piero, com um ano.

período: Ano 1988
Palavras-chave:

Coral Doce Terra

Dona Maria (está na segunda fileira, à esquerda) com sua turma do Coral da Terceira Idade, o Coral Doce Terra. Eles viajaram bastante cantando.

período: Ano 2010
crédito: Acervo Pessoal

Aniversário de 90 anos

Dona Maria com seus dois filhos, os dois mais velhos, e o Padre Augustinho, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, comemorando o seu aniversário de 90 anos.

período: Ano 2016

Dia das mães

Foto de Dona Maria com seus três filhos no Dia das Mães. (Esq. para dir.) Antonio Reinaldo, o caçula; José Benedito, o primogênito; e Benedito João, o filho do meio.

período: Ano 2022
Palavras-chave:

Um dia maravilhoso

Dona Maria tirou essa foto no casarão de Itu, uma fazenda de café. Ela estava participando, junto com seus amigos, da confraternização de final de ano do Cras, um grupo da terceira idade.

período: Ano 2022
tipo: Fotografia

Entrevista de Maria Mancin Pollezi Entrevistada por Luiza Gallo e Maria Helena da Cruz Rafard, 21/12/2022 Projeto: Todo Lugar tem uma História pra Contar – Rafard Entrevista número: PCSH_HV1097 Realizado por Museu da Pessoa Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 – Dona Maria,...Continuar leitura

Título: “Nunca é tarde para a gente aprender”