Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sou Eunice Espinola, natural de Aparecida do Norte interior de São Paulo. Filha de Helena uma descendente indígena Puri- guerreira solitária que agarrou seu destino pelas mãos e o conduziu, fugindo da violência doméstica e familiar.

Aos vinte e um anos eu vim pra Salvador Bahia, quando aqui cheguei pensei que seria uma férias, ledo engano... a menina interiorana percebeu que nada nem ninguém a levaria de volta pra casa. Conheci um homem com quem em três meses numa reviravolta me casei , me deu um nome, uma casa, um filho e um casamento que durou 30 anos. Meio que pegando o trem andando tive que aprender a viver num mundo totalmente novo para mim. Mas tranquilo, foram trinta anos. Muita lutas, alegrias, dores e cicatrizes também. Experimentei altos e baixos financeiramente.

Mas me descobri uma mulher forte, forte que caiu em depressão e saí dela com a mesma força.

Virei arrimo de família quando entramos na falência e ele adoeceu, câncer de próstata. Foram sete anos de luta sem saber o dia de amanhã... de todas as perdas a união da família nos sustentou.

Somos uma trindade! Assim eu nos denominava. E fomos,até o fim. Ficamos eu e meu filho, eu, uma mulher que tive que reaprender a viver. Minha dor, minha solidão e meus traumas não me derrubaram. Sempre gostei de escrever, passei a convite de uma amiga a fazer programa de entretenimento numa rádio streaming, depois TV streaming entrevistando personalidades baiana, e a ficha caiu! A vida da minha mãe... que sofreu tantas violências, comecei a palestrar contando sua vida para as pessoas. Criei minha própria rádio streaming Stella Brasil.

E vieram as parcerias via zap que queriam saber e fazer mais. Criamos um grupo Helenas Não Se Calarão, dando palestras e performances poéticas. Isso no início do ano 2023. Já em abril a sugestão de sermos uma ong, que nos daria mais mobilidade e acesso às pessoas. Hoje estamos palestrando em variados...

Continuar leitura
Palavras-chave: helenas
Fechar

Helena e Eunice

Dados da imagem Helena foi mãe  de Eunice. 
Ela foi uma mulher vítima de um período  patriarcal que não permitia a mulher ser dona de si, e sofreu todo tipo de violência excesso o feminicídio,  e sozinha criou e educou suas três  filhas.

Período:
Década 90

Local:
Brasil / São Paulo / Guaratinguetá

Imagem de:

História:
Eunice de Helena

Palavras-chave:
prevenção

Helena foi mãe de Eunice. Ela foi uma mulher vítima de um período patriarcal que não permitia a mulher ser dona de si, e sofreu todo tipo de violência excesso o feminicídio, e sozinha criou e educou suas três filhas.

Instituto Helenas Não Se Calarão de prevenção à violência doméstica e familiar

Dados da imagem A nossa instituição atua com palestras temáticas e performances artística e poéticas com o objetivo de informar,  prevenir, acolher, e orientar pessoas vítimas  ou não  da violência doméstica e familiar.

Período:
24/05/2024

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Eunice de Helena

Palavras-chave:
violência

A nossa instituição atua com palestras temáticas e performances artística e poéticas com o objetivo de informar, prevenir, acolher, e orientar pessoas vítimas ou não da violência doméstica e familiar.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.