sobre a coleção

criada em: 16/02/2022

O Projeto Todo Lugar Tem uma História para Contar - A energia da memória / Barra Bonita, reúne histórias de 10 moradores da cidade, que gentilmente participaram do projeto compartilhando suas histórias. 


Alguns moradores de Barra Bonita fizeram parte da formação na Tecnologia Social da Memória, realizando o registro, a preservação e a divulgação das histórias de vida. Indicaram os personagens e participaram das entrevistas, juntamente com a equipe do Museu. Definiram critérios para a escolha das pessoas, demonstraram o desejo de dar visibilidade a histórias pouco conhecidas na cidade, mas histórias de vida inspiradoras. Veio à tona também a importância de mostrar o desenvolvimento de novos bairros e a história dos bairros antigos, assim como enfatizar trajetórias importantes sobre arte, educação, cultura e iniciativas sociais. No decorrer das narrativas, surgiram memórias de experiências na lavoura, na cerâmica e na usina, atividades de grande importância na história local.


Em Barra Bonita, a ponte Campos Salles é um marco histórico e o maior patrimônio da cidade, atravessa o rio Tietê e liga a cidade ao município de Igaraçu do Tietê. Pontes são construídas para permitir a passagem sobre obstáculos. Cada pessoa aqui precisou atravessar uma ponte, ou várias… e sim, chegaram às outras margens.


Um traço comum em todas as histórias é a passagem por adversidades: o difícil início de vida às vezes humilde, as dificuldades enfrentadas por causa de famílias numerosas, o duro trabalho na roça, separação, doença congênita, acidente de percurso, mudança de cidade… De uma forma ou de outra, todos atravessaram esse rio da vida e construíram diversas pontes individualmente ou para o coletivo, com seus trabalhos sociais.


Convidamos o internauta a atravessar as dez pontes apresentadas a seguir e a conhecer as outras margens.









 






coleções que você pode se interessar

A Gente na Copa

Autor: Museu da Pessoa

Futebol em imagens

Autor: Museu da Pessoa

Histórias de Carnaval

Autor: Museu da Pessoa