Página Inicial | Pessoa
Zilda Noronha Miné
- data ou período de nascimento: 18/12/1917
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- profissão: Tecelã
- ocupação atual: Aposentada
sobre
Nascida em São Paulo no dia 18 de dezembro de 1917, Zilda lembra-se da época em que era criança e vivia com sua família no bairro do Brás, próximo à estação de bondes. Também faz parte de sua memória os passeios familiares e as missas e procissões que costumavam a frequentar. Sempre ativa, sua história foi marcada pelo trabalho nas fábricas de tecelagem, sendo ela uma das poucas negras, na época, a trabalhar na produção da seda. Atuou no segmento por muitos anos e retrata em seu depoimento as características dessa produção na época.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
As Filhas de Maria
Personagem: Zilda Noronha MinéAutor: Museu da Pessoa
Patrão e as tecelãs
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Zilda Noronha Miné
O olhar da irmã
Retrato de estúdio de Ilda (irmã de Zilda), que faleceu em novembro de 2009. Eram muito próximas e unidas.
Patrão e as tecelãs
Fotografia dos trabalhadores, em maior parte mulheres, da Tecelagem Sedas Andrighetti, local onde Zilda trabalhou por mais de quarenta anos. No centro, à frente, o proprietário, Dr. Andrighetti.
Parada santa
Fotografia da família de Zilda em Aparecida do Norte, cidade onde pararam à caminho de sua casa em Pindamonhangaba. Atrás, da esq. p/ dir.: Antero de Almeida e Luiza, Selina (mãe) com Noêmia no colo (irmã que faleceu ainda pequena), Amâncio (pai). À frente: Ilda, Cornélio, Zilda, Mariana (amiga) e Durvalina (tia).
Uma classe de poetas
Fotografia do 3º ano B da escola de 1º grau de Zilda, em um parque da Penha. Zilda relata que, naquela época, havia um colega dessa classe que recitava uma poesia de passarinho em homenagem às aves. Era comum que todos os alunos recitassem poesias.
Passeio da irmã
Fotografia da falecida irmã Ilda (à esquerda) junto à Dirce e Diva.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.