Página Inicial | Pessoa
Zenilda José Gomes Rodrigues
- data ou período de nascimento: 22/05/1963
- gênero: Feminino
- cor / raça: Preta
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Santa Cruz Do Escalvado
- grau de escolaridade: Superior Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Professora
- ocupação atual: Aposentada
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Brinco de casinha... até hoje!
Personagem: Zenilda José Gomes RodriguesAutor: Museu da Pessoa
Caixa dos caboclos
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Zenilda José Gomes Rodrigues
Arco e flecha
Imagem de:Zenilda José Gomes Rodrigues
O mastro
Imagem de:Zenilda José Gomes Rodrigues
Anotações para a festa
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Zenilda José Gomes Rodrigues
Caixa dos caboclos
Caixa feita por um artesão de Santa Cruz do Escalvado para o projeto Café com Histórias, no qual Zenilda reavivou a dança dos Caboclos, dança que lembra de seu avô fazendo.
Adereço dos caboclos
Tiara costurada pela irmã de Zenilda para o projeto Café com Histórias, no qual Zenilda reavivou a dança dos Caboclos, dança que lembra de seu avô fazendo. Os cabelos são feitos a partir de uma planta.
Arco e flecha
Arco e flecha feitos para o projeto Café com Histórias, no qual Zenilda reavivou a dança dos Caboclos, dança que lembra de seu avô fazendo. Os participantes batiam as flechas no ritmo da caixa.
O mastro
Mastro e roda onde são colocadas as fitas para a dança das fitas, onde os participantes trançam o mastro a partir de um movimento coreografado. Zenilda conta que toda a comunidade se mobilizou para a construção do mastro: uns buscaram o tronco, prepararam a madeira, tornearam a roda, entre outras funções. Em uma apresentação feita na sede de Santa Cruz do Escalvado, não era possível fincar o mastro na terra. A solução foi colocar um participante em cima de uma mesa segurando o mastro com a ajuda de um cinto, costurado pela própria Zenilda.
Anotações para a festa
Toada inicial da dança dos caboclos, que Zenilda recuperou para o projeto Café com História. Ela conta que seu avô organizava esta festa no passado, e que contou com a ajuda do tio para recuperar as músicas e poemas daquela época.
Anotações para a festa
Toadas da dança dos caboclos, que Zenilda recuperou para o projeto Café com História. Ela conta que seu avô organizava esta festa no passado, e que contou com a ajuda do tio para recuperar as músicas e poemas daquela época.
Anotações para a festa
Música que acompanha a dança do pau de fitas. Zenilda conta que o verso “na ponta da fita tem dendê” significa que as fitas do mastro trazem muitos segredos e conhecimentos.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.