Página Inicial | Pessoa
Cacique Raoni Metuktire
.jpeg)
- data ou período de nascimento: 29/08/1932
- gênero: Masculino
- cor / raça: Indígena
- local de nascimento: Brasil / Mato Grosso / Luciara
- local de moradia atual: Brasil / Mato Grosso / Peixoto De Azevedo
- grau de escolaridade: Prefiro não declarar
- religião: Tradições indigenas
- profissão: Ambientalista
- ocupação atual: Ativista Ambiental
sobre
Cacique Raoni Matuktire nasceu em 1932, na aldeia Mebêngôkre, situada em Luciara (MT). É cacique do povo Mebêngôkre, conhecidos como Kaiapó. Reside na terra indígena situada no Parque Indígena do Xingu, região norte do estado do Mato Grosso. Aos 93 anos de idade, segue atuando fortemente na luta pela defesa do meio ambiente no Brasil. Raoni é reconhecido mundialmente pela sua atuação em prol dos povos indígenas. Viajou por diversos países, principalmente no continente europeu, sendo a França o país que lhe tem dado grande destaque. Na década de 1950, Raoni estabeleceu contato com os sertanistas irmãos Villas Boas, quando aprendeu a falar português. Em 1978, foi tema de documentário indicado ao Oscar. No ano de 1987, conheceu o cantor Sting, com quem fez amizade, ganhando grande notoriedade internacional como defensor das florestas, principalmente, contra o desmatamento da Amazônia. Foi protagonista na Constituinte de 1988. Durante o governo Bolsonaro, sofreu diversas perseguições. Em 2023, durante a posse do governo Lula, subiu a rampa do Palácio da Alvorada para entregar a faixa presidencial ao novo presidente.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
As futuras gerações vão continuar essa luta
Personagem: Cacique Raoni MetuktireAutor: Museu da Pessoa

Novo amigo
Quando o Cacique Raoni estava começando a fazer sua viagem do Mato Grosso para São Paulo, onde esteve presente em uma série de eventos, se hospedou na casa de um amigo que mora na região norte do Mato Grosso, em uma cidadezinha chamada Colíder. Ele está no quintal da casa do amigo, no dia em que o amigo lhe presenteou. O passarinho gostou tanto dele, que não saía de perto.

A viagem para São Paulo
Cacique Raoni sentado no quintal da casa de um amigo. Quando o Cacique Raoni estava começando a fazer sua viagem do Mato Grosso para São Paulo, onde esteve presente em uma série de eventos, se hospedou na casa de um amigo que mora na região norte do Mato Grosso, em uma cidadezinha chamada Colíder.

Hospedado na casa do amigo
Cacique Raoni, ao lado de seu amigo, sentado no quintal da casa dele. Quando o Cacique Raoni estava começando a fazer sua viagem do Mato Grosso para São Paulo, onde esteve presente em uma série de eventos, se hospedou na casa de um amigo que mora na região norte do Mato Grosso, em uma cidadezinha chamada Colíder.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.