Página Inicial | Pessoa
Nivaldo Ornelas
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
sobre
Nascido em Belo Horizonte, em 1941, Nivaldo Lima de Ornelas é filho de Alcides Ornelas e Estela Lima de Ornelas, músicos amadores, e tem cinco irmãos, dos quais quatro também são músicos. Na infância, frequentou escolas de música em Belo Horizonte, onde teve contato com seu principal instrumento, o clarinete. Durante a adolescência, a carreira musical ficou em segundo plano, dando lugar a profissão de bancário, atividade que Nivaldo sete anos. Foi um dos fundadores do Bar Boate Berimbau, clube noturno de BH onde Nivaldo conheceu Milton Nascimento e Wagner Tiso, marcando sua entrada no que viria a ser o Clube da Esquina. Integrante do extinto grupo Som Imaginário, atualmente, dedica-se à música de câmara.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Da melancolia de Minas a Berimbau
Personagem: Nivaldo OrnelasAutor: Museu da Pessoa
Amigos da música
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Nivaldo Ornelas
Música para sorrir
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Nivaldo Ornelas
Ao som da flauta
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Nivaldo Ornelas
Fazendo música
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Nivaldo Ornelas
Show time!
Nivaldo Ornelas, Paulo Braga, Wagner Tiso e Milton Nascimento em Show no Automóvel Club.
O primeiro show solo
Helvius Vilella (piano), Nivaldo Ornelas (acordeom) e Jamil Joanes (violão) durante apresentação do primeiro show solo de Nivaldo Ornelas no Museu de Arte Moderna.
O Som Imaginário na sinuca
O Som Imaginário reunido para uma partida de sinuca no Merpuga (Praça Gal. Osório): Nivaldo Ornelas, Paulo Braga, Wagner Tiso, Jamil Joanes e Fredera. O Som Imaginário é uma banda de rock progressivo formada no início dos anos de 1970 no Rio de Janeiro basicamente por músicos mineiros, acompanhou Milton Nascimento em alguns shows. Com formações muito variantes, gravaram três LPs na década de 1970, todos relançados em CD. As músicas mais conhecidas foram "Feira Moderna" (Fernando Brant/ Beto Guedes), "Hey Man" (Zé Rodrix/ Tavito), "Cenouras" (Frederyko, o Fredera) e "Nova Estrela" (Wagner Tiso). O grupo acompanhou outros cantores, como Gal Costa, Sueli Costa e Carlinhos Vergueiro e participou em 1971 do filme "Nova Estrela". Sua formação era: Wagner Tiso, teclados; Luís Alves, baixo; Robertinho Silva, bateria; Tavito, violão; Frederyko (Fredera), guitarra; Zé Rodrix, teclados, voz e flauta; Laudir de Oliveira, percussão; Naná Vasconcelos, percussão; Nivaldo Ornelas, saxofone; Toninho Horta, guitarra; Noveli, baixo; Paulo Braga, bateria.A influência musical de Nivaldo Ornelas vem da família, seus pais eram músicos amadores. Começou a estudar música na Escola de Formação Musical que foi fundada por Heitor Villa-Lobos e aos 16 anos já fazia parte da sinfônica juvenil. Hoje com 40 anos de carreira, Nivaldo é considerado membro do Clube da Esquina.
De pai para filho
Nivaldo Ornelas e seu filho Mayo Ângelo Ornelas em um momento de descontração de um show realizado no parque da Catacumba.
Live under the sky
Hermeto Pascoal e Nivaldo Ornelas no festival de Tókio, em show intitulado “Live Under The Sky”.
Inauguração da Sala São Paulo
Toninho Horta e Nivaldo Ornelas em show na Sala São Paulo, à época da inauguração do espaço.
35 Anos de Carreira
Nivaldo Ornelas (flauta) e Cid Ornelas (violoncelo) em show na sala São Paulo, durante as comemorações dos 35 anos de carreira de Nivaldo.
O som do clarinete
Nivaldo Ornelas tocando clarinete em sua primeira apresentação em público. A influência musical de Nivaldo Ornelas vem da família, seus pais eram músicos amadores. Começou a estudar música na Escola de Formação Musical que foi fundada por Heitor Villa-Lobos e aos 16 anos já fazia parte da sinfônica juvenil.
Amigos da música
Amigos fazem som
Música para sorrir
Amigos se apresentam no palco
Ao som da flauta
Nivaldo Ornelas tocando flauta
Fazendo música
Nivaldo Ornelas tocando instrumento
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.