Página Inicial | Pessoa
Nagiba Abrahão Dib
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
sobre
Nagiba Abrahão Dib nasceu em São Paulo, SP, no dia 01 de junho de 1919. Filha de pais separados, foi adotada por outra família sem autorização dos pais. A partir deste momento, sua vida foi repleta de episódios que incluem fugas, várias passagens pelo Juizado de Menores, mais fugas, internatos, até fugir com o circo. Dedicava-se à costura e fazia trabalhos.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Hoje tem marmelada
Personagem: Nagiba Abrahão DibAutor: Museu da Pessoa
A Revolução de 1932 (parte 1)
data (ou período): Década 1980 Imagem de:Nagiba Abrahão Dib
A Revolução de 1932 (parte 2)
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Nagiba Abrahão Dib
Retrato à distância
Uma prima do pai de Nagiba tirou esta fotografia dela junto à Auzira Nassar Cabeze enquanto estavam no internato a fim de mostrá-la para o pai.
Sorrisos proibidos
Nagiba (à esquerda) junto ao pessoal do circo para a comemoração do último aniversário que passou solteira. Ela conta que quase apanhou devido ao ciúmes do marido, pois não podia nem dar um sorriso.
Lembrança do pai
Antes de falecer, Antônio Nassar Dib (à esquerda) deu essa fotografia onde aparece junto aos seus companheiros de serviço à sua filha Nagiba.
Família em crescimento
Retrato em família durante uma viagem realizada na passagem do ano, quando Nagiba estava grávida de quatro meses. Na fotografia estão Liberato Garcia de Toledo, Domingos Emílio Garcia de Toledo e Douglas Garcia de Toledo.
Visita ao garimpo
Major Ney e Liberato Garcia de Toledo foram visitar o garimpo e deixaram essa fotografia de recordação para Nagiba.
Mal de saúde
Retrato de Nagiba na época em que teve pneumonia e hemorragia oral. Ela estava na chácara e ficou afastada dos filhos pois lá não havia hospital e nem médicos. Os familiares pensavam que ela iria morrer e sua comadre tirou essa fotografia para mostrar o estado de saúde de Nagiba ao seu pai.
Educação doméstica
Certificado de conclusão do curso Primário Doméstico. O documento está danificado devido à uma enchente e também foi perdido na Praça da Sé, mas foi recuperado depois através do Instituto Santa Amália.
Nome correto
Declaração com a finalidade de retificar o nome em que Nagiba foi registrada no diploma do curso Primário Doméstico. A retificação só foi possível após Nagiba percorrer a cidade de São Paulo junto a um advogado atrás do tabelião que casou sua mãe.
Nasce Delorges
Registro de nascimento de Delorges Garcia de Toledo, filho de Nagiba e Liberato.
A Revolução de 1932 (parte 1)
Nagiba relata um episódio de sua infância ocorrido durante a Revolução de 1932.
A Revolução de 1932 (parte 2)
Nagiba relata um episódio de sua infância ocorrido durante a Revolução de 1932.
Costureira habilitada
Nagiba fez um curso de Corte e Costura a fim de se habilitar para dar aulas, pois já tinha aprendido o conteúdo na escola de Educação Doméstica.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.