Página Inicial | Pessoa
Milca da Silva

- data ou período de nascimento: 03/03/1981
- gênero: Feminino
- cor / raça: Preta
- local de nascimento: Brasil / Pará / Marabá
- local de moradia atual: Brasil / Paraná / Curitiba
- grau de escolaridade: Mestrado
- religião: Sem religião
- profissão: Profissional de Recursos Humanos
- ocupação atual: Especialista de Diversidade e Inclusão
sobre
Milca Daniela Gomes da Silva, nasceu em 1981, em Marabá, no estado do Pará. Durante a primeira infância, por conta do trabalho do pai, funcionário público estadual, mudou de cidade algumas vezes até fixar residência em Santarém, onde morou até o fim da faculdade. Formou-se em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará, sendo uma das únicas mulheres de sua sala. Teve diversas experiências profissionais e, após ser diagnosticada com perda contínua da visão, viveu um processo de autoconhecimento que a motivou a mudar para a área de Recursos Humanos. Se mudou para Curitiba (PR), tornou-se especialista na área de Diversidade e Inclusão, com ênfase em pessoas com deficiência e foi membro da Comissão de Diversidade da FEBRABAN. Atualmente, é especialista de DE&I em uma instituição financeira
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Um Caminho para a Autoaceitação
Personagem: Milca da SilvaAutor: Museu da Pessoa

Aos Dois Anos
Imagem de:Milca da Silva

Primeira Festa de Aniversário
Imagem de:Milca da Silva

Sempre Juntos
Imagem de:Milca da Silva

Dia Internacional da Mulher
Imagem de:Milca da Silva

Autoconhecimento e Beleza
Imagem de:Milca da Silva

Homenagem para a Avó
Imagem de:Milca da Silva

Conexão Entre Nós
Imagem de:Milca da Silva

99 anos do Vô
Imagem de:Milca da Silva

Colo de Mãe
Imagem de:Milca da Silva

Aos Dois Anos
Milca, aos dois anos da idade, no município de Redenção, no Pará, em 1983. Ela conta que essa é uma das fotos mais antigas que tem.

Primeira Festa de Aniversário
Milca durante sua primeira festa de aniversário, aos 5 anos, em São Félix do Xingu, no Pará, em 1986. Ela conta que, na época, festas de aniversário eram muito caras e era muito difícil fazerem na família. Recorda que foi um momento muito importante, pois estava muito feliz com sua festa. Na fotografia, muitas das crianças são filhas de pessoas da igreja da qual a família de Milca frequentava na época.

Sempre Juntos
Milca com sua família mais próxima, sua mãe, seus irmãos, sobrinhos e cunhada. Ela conta que foi um momento gostoso, pois estavam há um ano sem se ver e a fotografia, que sempre é repetida nos encontros da família, a lembra do momento e das mudanças da vida, em que as crianças crescem, mas todos permanecem unidos.

Dia Internacional da Mulher
Milca durante um evento sobre o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2018, no Paraná Banco. Essa fotografia marca um momento importante da carreira de Milca, que representa seu início em D&I e o primeiro ano de eventos com foco em Diversidade.

Autoconhecimento e Beleza
Milca quando raspou os cabelos, em 2021. Ela conta que a fotografia representa um momento de autoconhecimento, em que percebeu que sua beleza estava fora dos padrões e carregava uma ancestralidade, representada na foto, pelo cabelo raspado, pelos brincos, feitos por mulheres indígenas de Santarém, e dos quadros atrás de si, reafirmando sua identidade como mulher negra e sua autoestima.

Homenagem para a Avó
A avó de Milca, Raimunda, recebendo uma homenagem da igreja que frequenta em Marabá, no Pará. Milca conta que a avó tem uma relação muito forte com o cristianismo e estava muito feliz e orgulhosa de ser reconhecida como membro honorária da igreja.

Conexão Entre Nós
Milca entre seu pai, Antônio, e seu irmão mais novo, Henrique, durante uma visita deles à Curitiba, em 2021. Ela conta que a fotografia simboliza a conexão entre eles, na qual seu pai lhe traz muito aconchego e leveza e o irmão, apesar de não terem sido criados juntos, sempre está próximo, a apoiando e vice-versa.

Conexão com Minha Ancestralidade
Milca no Pelourinho, em Salvador, Bahia, durante uma viagem, em 2022. Ela conta que essa viagem marcou um momento de conexão com sua ancestralidade, com a cidade, com o calor do povo e as religiões ali presentes. Em Salvador, Milca participou de oficinas de arte e fez um tour pela cidade com uma pesquisadora negra que contava sobre a história dos moradores negros da cidade soteropolitana.

99 anos do Vô
Comemoração do aniversário de 99 anos do avô paterno de Milca, em 2022. Ela conta que, apesar de não ter conseguido ir à festa, a fotografia representa suas raízes, sua estrutura e as várias gerações da família Soares. Seu pai está em pé, de camisa branca.

Colo de Mãe
Milca abraçada com sua mãe, durante uma visita que fez a Santarém, para comemorar seu aniversário, em 2022. Ela conta que foi recebida pela mãe com cuscuz e um grande abraço, esse da fotografia, onde até fechou os olhos para sentir o carinho e o colo da mãe.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.