Página Inicial | Pessoa
Mauro Antonio Moraes Victor
- gênero: Masculino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Superior Completo
- profissão: Consultor na área ambiental
sobre
Mauro Antonio Moraes Victor nasceu em 14 de fevereiro de 1939 no Tremembé da Cantareira, cidade de São Paulo. Passou a infância no bairro, frequentando sempre o Horto Florestal, local onde despertou para as atividades ambientais, e recebeu da família a noção de que os bens naturais precisavam ser preservados. Estudou no grupo escolar Arnaldo Barreto, depois cursou o segundo grau no Liceu Coração de Jesus, no bairro da Luz. Decidiu ser agrônomo e foi para Piracicaba estudar na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ, da Universidade de São Paulo - USP. Depois da faculdade decidiu seguir um caminho contrário ao aspecto produtivista do curso, especializou-se em Ciências Florestais e entrou na área da preservação ambiental. Escreveu vários trabalhos, incluindo um de nome "Raízes históricas do movimento ambientalista no Brasil". Se tornou funcionário público e chegou ao cargo de diretor geral do Instituto Ambiental, sendo exonerado ao impedir, em plena ditadura militar, uma obra que ia contra as diretrizes do Instituto e iria ser prejudicial ao meio ambiente. Foi trabalhar para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, exercendo atividades em diversos países e depois ingressou e ajudou a fundar a Fundação SOS Mata Atlântica. Sua esposa, já falecida, foi uma grande companheira na luta pela preservação do meio ambiente do país e do mundo.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
"Ganhamos consciência, mas estamos perdendo a batalha ecológica"
Personagem: Mauro Antonio Moraes VictorAutor: Museu da Pessoa
Contra ordem do governador
data (ou período): Ano 1974 Imagem de:Mauro Antonio Moraes Victor
Contra biocidas e agrotóxicos
data (ou período): Ano 1986 Imagem de:Mauro Antonio Moraes Victor
Implantação do Programa Jovens Carentes
data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Mauro Antonio Moraes Victor
Visão de mundo
Mauro Victor em uma outra visão de mundo, distinta da oficial, o mundo de ponta-cabeça. Sua trajetória é marcada por inconformismo, contestação e ousadia.
Formado
Mauro Victor em retrato no dia que se formou no curso científico, feito no Liceu Coração de Jesus
A maior árvore
Mauro Victor à esquerda e funcionário do Instituto Florestal à direita em pose ao pé de ceboleiro gigante no Parque Estadual da Cantareira, a maior árvore do cinturão verde de São Paulo. Mauro atuava como assistente da seção de ecologia do Instituto Florestal.
Pós - graduação
Mauro Victor durante sua pós-graduação em planejamento na Holanda.
Denúncia
Da esquerda para a direita, Comodante do 38°, Secretário da Agricultura Rubens Araújo Dias, Mauro Victor e outras demais autoridades. Mauro Victor atuava como diretor-geral do Instituto Florestal. Na foto, está denunciando que a Mata Atlântica sofre dramática devastação.
Contra ordem do governador
Mauro Victor como diretor-geral do Instituto Florestal requisita força policial para embargar as máquinas que, por ordem do governador, abrem a estrada no parque Estadual de Jacupiranga, Serra do Mar. Por isso, Mauro é demitido.
Solenidade
Da esquerda para a direita, Mauro Victor, Olavo Setúbal (prefeito de São Paulo) e demais autoridades em solenidade de criação do DEPAVE - Departamento de Parques e Áreas Verdes da Cidade de São Paulo.
Contra biocidas e agrotóxicos
Mauro Victor é o terceiro (da esquerda para a direita) de camisa azul e Iris Rezende, ministra da Agricultura ao fundo de terno cinza. O dirigente do Centro Nacional do Embrapa em Jaguariúna denuncia o efeito perverso dos biocidas e agrotóxicos perante o Ministro da Agricultura.
Implantação do Programa Jovens Carentes
Da esquerda para a direita, Mauro Victor, Secret. reserva da biosfera, Secret. do bem estar social e representante da missão sueca. Mauro Victor como consultor da FAO-ONU, discute a implantação do "Programa Jovens Carentes" em atividades agroflorestais, posteriormente ganhador do prêmio Ted Turner.
Ativistas
Funcionário à esquerda, Mauro Victor ao centro e Vera Lucia da Silva Braga (esposa) à direita em foto tirada em sua residência. Vera lucia foi uma ativista conhecida como "guerreira da luz".
Uma manhã no bosque
Mauro Victor ao centro como consultor junto de sua equipe em um café da manhã no bosque.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.