Página Inicial | Pessoa
Marika Gidali
- data ou período de nascimento: 29/04/1937
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Hungria / Budapeste
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- profissão: Bailarina e coreógrafa
- ocupação atual: Diretora da Cia. Ballet Stagium
sobre
Marika Gidali nasceu na Hungria, em uma família judia, na iminência da Segunda Guerra Mundial e da perseguição nazista. É por isso que, em seu tempo de criança, em Budapeste, “esconde-esconde” não tinha nada de brincadeira; era a maneira que ela e os conhecidos encontravam para poder andar nas ruas, naquela época difícil. Tudo passou, e a família resolveu recomeçar a vida em São Paulo. Mudaram-se em 1947, e, logo, a menina foi dar continuidade aos estudos para ter a dança como profissão. Fez parte da companhia de balé do IV Centenário e do corpo de baile do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro. Em 1971, ao lado do marido e também bailarino Décio Otero, ela teve a iniciativa que transformaria sua vida: fundou um dos principais grupos de dança do Brasil, o Ballet Stagium.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A ciranda da bailarina
Personagem: Marika GidaliAutor: Museu da Pessoa
Dança das cabeças
Coreografia de Décio Otero
Diadorim
Coreografia de Décio Otero. Participaram do espetáculo Ricardo Gomes, Ricardo Ordoñez Milton Travesso e Márika. Théâtre des Champs Elysées
Dança das Cabeças
Coreografia de Décio Otero
Anjos da Praça
Espetáculo "Anjos da Praça", coreografia de Décio Otero.
Márika Gidali
Foto tirada no calor de um ensaio.
"Dona Maria Primeira, a Rainha Louca"
Iluminescências
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.