Página Inicial | Pessoa
Maria Ângela Marcovaldi
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / Rio Grande Do Sul / Porto Alegre
- local de moradia atual: Brasil / Bahia / Salvador
- profissão: Oceonógrafa
sobre
Maria Ângela Marcovaldi, mais conhecida como Neca, nasceu em Porto Alegre no dia 3 de julho de 1958. Estudou Oceanografia na Furg, em Rio Grande, o primeiro curso do Brasil, onde desde o início participou de pesquisas amadoras com colegas da faculdade pelo litoral brasileiro para coletar material malacológico e conchas para o Museu Oceanográfico. Após a formação, foram chamados para fazer levantamento sobre as tartarugas marinhas e os peixes bois marinhos pelo IBDF, origem do que seria o futuro Projeto Tamar, onde está há mais de 25 anos.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Tartaruga marinha, a embaixadora do mar
Personagem: Maria Ângela MarcovaldiAutor: Museu da Pessoa
Projeto TAMAR
Foto de Neca (apelido de Maria Angela) com tartaruga marinha na praia e José Renato de Oliveira Nascimento (conhecido como Zé Carrasco) em coleta de dados das medidas da carapaça de tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata (Tartaruga de pente), durante a temporada reprodutiva. O trabalho de campo do Projeto TAMAR é uma das ferramentas utilizadas para estudos destes animais. O banco de dados reprodutivos do TAMAR foi instituído desde a criação do projeto e serve como subsídio técnico para pesquisas sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas. Cabe ressaltar a presença de pessoas das comunidades locais em todas as atividades desenvolvidas para a conservação desses animais.
Proteção e amor
Foto de Neca (apelido de Maria Angela) beijando uma tartaruga-de-pente. Símbolo do trabalho de proteção às tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Foto produzida para elaboração de pôster alusivo ao prêmio "Science for Conservation", Indianapolis Zoo - EUA. A foto ilustra o início das atividades com a conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte - BA. A liberação das tartaruguinhas é sempre um marco de realização e esperança para a proteção destas espécies.
Tartaruguinhas ao mar
Neca (apelido de Maria Angela) e Nina, filha de Neca, na liberação dos filhotes de tartarugas marinhas recém-nascidos no mar. A foto ilustra o início das atividades com a conservação das tartarugas marinhas na Praia do Forte - BA. A liberação das tartaruguinhas é sempre um marco de realização e esperança para a proteção destas espécies.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.