Página Inicial | Pessoa
Maria de Castro Seiffert
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / Areias
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
- profissão: Dona de casa
sobre
Maria de Castro Seiffert nasceu em Areias, São Paulo, no dia 3 de fevereiro de 1918. Era viúva, dona de casa e teve três filhos, duas meninas e um menino. Foi para São Paulo em 1934, ao lado da mãe para procurar emprego, mais tarde casou-se com um homem que havia conhecido em Areias. Após a morte de sua mãe procurou fazer cursos e atividades para a terceira idade na Oficina Cultural Oswald de Andrade
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
O refúgio das tristezas
Personagem: Maria de Castro SeiffertAutor: Museu da Pessoa
Guerra do Paraguay
Guerra do Paraguay c. 1866 s. l. Antônio Alves Marques, bisavô paterno de Maria, vestido com a farda utilizade durante a Guerra do Paraguai. Três de seus filhos também participaram da guerra e, com o tempo, a fotografia foi repassada para as novas gerações.
Retrato do luto
Anália Marques de Castro, mãe de Maria, aos 28 anos de idade. Ela estava de luto pela morte do seu pai. estava de luto pela morte de seu pai.
À espera
Retrato de Maria aos 28 anos idade, grávida de seu segundo filho.
Passeio no parque
Anália Marques de Castro, mãe de Maria, no parque Jardim da Luz. Ela costumava vir a São Paulo para visitar seu irmão, que morava no bairro da Luz.
Mulheres de gerações
Retrato de mulheres da família de Maria. Esq.-dir.: Anália (mãe), Maria Januária (avó), Maria de Castro e uma prima de sua mãe.
Viagem de casamento
Convidados do casamento da filha de amigos dos pais de Maria. Com apenas seis anos de idade, ela está sentada à frente. O pai da noiva era compadre de sua mãe e a família é de lavradores.
Pequena Maria
Retrato de Maria de Castro quando criança.
Lá do céu
Anália Marques de Castro, mãe de Maria, na inauguração do novo sino da Matriz de Sant'anna. O anterior havia rachado após ser atingido por um raio. Aos cem anos de idade, Anália foi homenageada como a pessoa mais velha de Areias.
Trio de tios
Familiares de Maria em um retrato no Jardim da Luz. Esq.-dir.: Osório (tio), João (tio) e Ozar (primo dos tios).
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.