Página Inicial | Pessoa
Júlia Maria Medeiros
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Completo
- profissão: Costureira
sobre
Nasceu em São Paulo, Capital, em 20/08/1944, filha de taxista e dona-de-casa, descendente de portugueses. Sempre morou na cidade de São Paulo. Quando criança, acompanhava o pai em seu trabalho. Cursou até o segundo ano primário no Educandário São Francisco de Assis e completou os estudos no Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração. Seu sonho de infância era ser aeromoça. Fez curso de corte e costura com o intuito de ter o seu próprio dinheiro. Com 16 anos tirou a carteira profissional de menores, mediante autorização de sua mãe. Começou a trabalhar na Companhia Nacional de Tecidos - mais tarde conhecida como Companhia Orly Industrial -, fazendo o trabalho de refiladeira, eliminando o excesso de pano das peças. Aprendeu sozinha a costurar em máquinas industriais. Produzia 850 punhos de camisa por dia. Era canhota para costurar. Passou por diversas funções até chegar a costureira-piloto. Desde os 15 anos, é militante do Sindicato das Costureiras do Estado de São Paulo. Participou e ainda participa de greves e piquetes. É aposentada desde 1979, por problemas de visão. Atualmente é a segunda secretária da Regional 1 da Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo - Fapesp. Não se casou e atualmente mora com um irmão.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Agulha e linha
Personagem: Júlia Maria MedeirosAutor: Museu da Pessoa
Carteira de trabalho
Carteira de trabalho de menor de Julia Maria Medeiros. Na época existia uma carteira de trabalho especial para menores de idade.
Companhia no trabalho
Julia e sua grande amiga, Julia, em foto tirada em frente à fábrica. Ambas tinham a mesma idade e trabalhavam na seção de camisa social na Companhia Orly Industrial, como refiladeiras. Após o casamento de Anita, esta parou de trabalhar e nunca mais tornaram a se encontrar.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.