Página Inicial | Pessoa
Dora Müller Gomes
- data ou período de nascimento: 12/09/1937
- gênero: Feminino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Costureira
- ocupação atual: Aposentada
sobre
Filha de pai alemão e de mãe de ascendência italiana, Dora Muller Gomes nasceu em 1937 na Vila Madalena, em São Paulo. Ali, permaneceu por praticamente toda a sua vida – por um breve período, também morou na cidade de Campinas. Casou-se cedo e logo engravidou do primeiro filho, que só ganharia um irmão quase 20 anos mais tarde. Nesse intervalo, passou por inúmeras dificuldades, como a enchente que levou toda a mercadoria do armazém da família. Trabalhou como costureira e cozinheira e, como fiel moradora do bairro em que nasceu, acompanhou a transformação daquela pacata vila em movimentado reduto de bares e restaurantes.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A boneca da Vila Madalena
Personagem: Dora Müller GomesAutor: Museu da Pessoa

Enlace Matrimonial
Na capa da revista Relicário Feminino, tirada pelo Adolfo, do Estúdio Adolfo, em Pinheiros. Quando se casou, Dora foi ao seu estúdio fazes as fotos. "Fiz todo meu álbum de casamento com ele. Nossa foto ficou na vitrine do estúdio por um tempo! Todo vestido de noiva que eu fiz levei para ele fotografar: de amigos da Vila Madalena!"

Rua de casa
Casa de família: a mãe de Dora está no portão segurando o cachorro, Pompom. À esquerda, o Nei, vizinho. Rua Wisard, Vila Madalena, SP.

Enlace Matrimonial
Na capa da revista Relicário Feminino, tirada pelo Adolfo, do Estúdio Adolfo, em Pinheiros. Quando se casou, Dora foi ao seu estúdio fazer as fotos. "Fiz todo meu álbum de casamento com ele. Nossa foto ficou na vitrine do seu estúdio por um tempo! Todos vestido de noiva que eu fiz levei para ele fotografar: de amigos da Vila Madalena!"

Time de futebol da praça
Onde hoje ficam os BNH, eram campos de futebol. "Meu marido, João Azevedo Gomes, é o terceiro (esq-dir) na fileira de cima."

Raízes
"Coisa mais bonita: um tio, Walter, meu foi para a Alemanha. No verso, está escrito: `a rua aonde Otávio nasceu.´Quem está na foto é o tio Walter", explica Dora.
Mulheres da família
A mãe e a irmã, Maria Muller Strifezzi, de Dora ( a família Strifezzi morava na Cardeal e vendia frios e feijoada no mercadão do centro). Na foto, a mãe estava grávida de Dora. "Ela quem fez o vestidinho pra minha irmã. Minha mãe me contou que bateu com a testa no poste, de tanto que olhavam minha irmã, que ficou a segurando forte minha irmã, com medo!"
Retrato de mães
"Meu marido tinha uma lanchonete na Sanador Feijó. E o escritor fazia esses escritos aos padres da Sé. Ele tomava lanche e João e eu estávamos noivos. Ganhamos o quadro de presente no dia das mães. Eu estava aprendendo a fazer bolo e fiz um coração para minha mãe e para minha sogra, cheio de bombom dentro! João levou o quadro para a mãe e eu, o bolo."
.jpg)
Debutante
Dora estava na casa da irmã, Maria. "Meu compadre, Adolpho, que também era fotógrafo, foi quem tirou essa foto."
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.