Página Inicial | Pessoa
Donato Pereira da Silva Neto
- data ou período de nascimento: 21/05/1968
- gênero: Masculino
- cor / raça: Preta
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Paracatu
- local de moradia atual: anônimo
- grau de escolaridade: Superior Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: serviço social
- ocupação atual: vereador
sobre
Nasceu na comunidade da Lagoa de Santo Antônio, situada em Paracatu - MG, com um problema de saúde congênito e desde pequeno precisou enfrentar obstáculos para driblá-lo. Por isso, mais tarde, se formou em serviço social e acabou trabalhando no hospital municipal da cidade por muitos anos. Ele é comunicativo e nasceu em uma família de comerciantes. Suas relações sociais o levaram à rádio da cidade, a desenvolver os campeonatos de futebol na região, reunindo jogadores de diversas regiões, a corrida Rústica da Lagoa e a eleição ao cargo de vereador da cidade, sendo o primeiro candidato da Lagoa a chegar à câmara.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
O primeiro vereador da Lagoa de Santo Antônio
Personagem: Donato Pereira da Silva NetoAutor: Museu da Pessoa
Salgados para todos
data (ou período): Década 1980 Imagem de:Donato Pereira da Silva Neto
Filho formado
Donato se formou em técnico em Contabilidade. No dia da formatura, sua mãe, D. Santinha, estava muito orgulhosa do rapaz. Ele mesmo estava muito contente por ter conseguido se formar, principalmente porque ele conta que quando era pequeno teve dificuldades para estudar, precisou morar um período com os padrinhos, Antônio e Dininha, em Paracatu, para facilitar a sua locomoção até à escola.
Escola da Lagoa
A escola da região se chamava Graciano Calcado e só existia ela, então todas as crianças da região e entorno precisavam se deslocar para estudar nela. Depois, para homenagear uma professora muito importante, o colégio mudou de nome para Maria Trindade Rodrigues. Donato conta que a escola era toda aberta antes e não tinha banheiro. Ele lembra que tinha um pé de manga bem no meio do pátio, onde o pessoal brincava na hora do recreio, enquanto ele ficava sentado, porque não andava muito. Na época dessa foto ele já era adolescente e não estudava mais ali.
Salgados para todos
Donato conta que a comunidade comemorava festas de São João, Santo Antônio, Nossa Senhora da Abadia e Nossa Senhora de Santana, e que a festa de Santo Antônio durava 13 noites e a de São João 9, acompanhadas de música tocada no violão. Ele lembra que a comida geralmente se fazia em casa e levava para a igreja, para vender nas barraquinhas para o povo, após a novena, após a procissão e a missa, dar o lanche para o pessoal. Na imagem era uma festa de São João e Donato aproveitava os quitutes antes de irem para a venda.
Time da Lagoa
Donato conta que um partido político prometeu o campo na Lagoa se ganhasse. Mas ele perdeu, e como naquela época a palavra valia, o pessoal correu atrás, eles tiveram que fazer o campo, que foi batizado de Antônio Pereira da Silva, o nome do seu pai. Ele lembra que o time da Lagoa era formado pelo seu pai Antônio, por Paulinho Pereira, Feliciço, Lução Leiteiro e Zequinha Pinheiro. Esses 5, podia ter o jogo que tivesse, as primeiras camisas eram deles, aí se sobrasse ia para os outros membros da comunidade que quisessem jogar. Donato diz que o time era muito unido, mas esses cinco nomes sempre mandavam.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.