Página Inicial | Pessoa
Beto Lopes
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Pitanguí
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
- profissão: Musico
sobre
Alberto Lopes Cançado, mais conhecido como Beto Lopes, nasceu em Pitangui, Minas Gerais, em 15 de novembro de 1961. Filho de Maria Lopes dos Santos e de Cornélio Lopes Cançado Filho, começou a tocar cavaquinho e violão ensinado por sua mãe quando ele tinha cerca cinco anos. Mudou-se para Belo Horizonte e com seis anos passou a acompanhar os irmãos mais velhos, também músicos, cantando em matinês de bailes. Aprendeu acordeão, bandolim e piano. Porém, o violão e a guitarra foram os instrumentos que sempre o atraíram. Aos 18 anos, começou a tocar profissionalmente e conheceu os músicos que formavam o Clube da Esquina. Desde 1986, vem acompanhando na guitarra diversos músicos brasileiros como Hermeto Pascoal, Nivaldo Ornelas, Beto Guedes, Lô Borges, Toninho Horta, Tavinho Moura, Milton Nascimento e Fernando Brant, entre outros. No Heineken Concerts, tocou ao lado de Lô Borges, Andy Summers, Milton Nascimento e Uakti e viajou pelos EUA em turnê com Lô Borges (1996). O músico e compositor Beto Lopes foi um dos quatro vencedores do III Prêmio BDMG - Instrumental em 2003.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A harmonia invertida da música mineira
Personagem: Beto LopesAutor: Museu da Pessoa
Três violões
Os irmãos Beto e Wilson Lopes acompanhando Lô Borges.
Camarim das estrelas
(esq.dir) Célio Balona, Pacífico Mascarenhas, Beto Lopes e Chiquito Braga em show na Praça Tom Jobim
Aqui Ó
No Palco do Bar Aqui Ó: Alberto Continentino (baixo), Nenê (bateria), Nivaldo Ornelas (sax soprano) e Beto Lopes (guitarra).
A música no palco
No palco do bar Aqui Ó: (esq. dir) Toninho Horta, Nenê e Beto Lopes.
Bar da estação
(esq.dir) Beto Lopes, Ezequiel, Marilton Borges, Neném em show no Bar da Estação.
Hora do show!
Beto Lopes no palco do Bar da Estação.
Amigos da música
(esq.dir) Juarez Moreira, Beto Lopes e Pacífico Mascarenhas na Praça Tom Jobim.
Três para o mundo
Ivan Correa, Limão e Beto Lopes.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.