Página Inicial | Pessoa
Antonio Teleginski
- gênero: Masculino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / Paraná / Palmeira
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Vicente
- grau de escolaridade: Superior Completo
- profissão: Advogado
sobre
Teleginski nasceu em Palmeira, no Estado do Paraná, no dia 15 de outubro de 1932. Os pais possuíam uma fazenda, na qual Antonio passou a infância brincando nos rios da região e caçando. Estudou em dois colégios, um próximo à fazenda e o outro uma escola interna de freiras. Ingressou no Seminário, no qual estudou Filosofia, mas não se tornou padre. Foi professor de História e Geografia e depois foi convocado a servir o Exército, mudando-se para Santos, Estado de São Paulo, onde, dando aula para analfabeto, conseguiu pagar os estudos no curso de Direito. Depois de terminar o quartel foi trabalhar na Petrobrás, na Refinaria Presidente Bernardes, sendo líder sindical por oito anos. Em 1964 foi preso e investigado pelas forças do regime militar. Abriu escritório de advocacia e especializou-se em Direito Fundiário e, depois de fechar o escritório, foi convidado para participar de ações de defesa de comunidades carentes no litoral da cidade de São Paulo. A partir daí, juntou-se ao grupo que viria a fundar a Fundação SOS Mata Atlântica, da qual faz parte até hoje.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
"O progresso se engole a si mesmo"
Personagem: Antonio TeleginskiAutor: Museu da Pessoa

Parentes
Da esquerda para a direita, Matilde, Antonio, Ivone (sobrinha), Zélia e Terezinha, em comemoração do aniversário de Ivone.

Transmitindo informação
Antonio participando de congresso sobre meio ambiente, a nível nacional. Na época, fez a palestra em relação ao problema fundiário nas unidades de conservação.

Sobrinhas queridas
Da esquerda para a direita, Denise, Antonio e Ivone, as duas são sobrinhas de Antonio, em festa de aniversário de cinquenta anos de Ivone.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.