Página Inicial | Pessoa
Toninho Crespo
- data ou período de nascimento: 09/06/1955
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- profissão: Músico - Arteeducador
sobre
Nascido em São Paulo em 9 de junho de 1955, filho de pai Mineiro e mãe Pernambucana, Antonio Rodrigues Filho cresceu livre e mergulhado na cultura de rua, no bairro da Penha, na capital paulista. Quando tinha sete anos de idade, perdeu o pai, assassinado pela polícia. Com os vizinhos teve seu primeiro contato com a música, embalado pelo som da Jovem Guarda. Mas foi o rock de Jimi Hendrix que o fez perceber que a música era muito mais do que apenas entretenimento: é um instrumento de transformação. Começou a trabalhar na feira aos 12 anos e nunca mais parou. Ainda jovem, tentou a carreira no futebol, mas o pouco dinheiro que a profissão lhe rendia o desencorajou. Ainda adolescente, Toninho Crespo, como gosta de ser chamado, descobriu o seu talento para a música. Com a guitarra nas costas conheceu o mundo e em todos os países que visitou admirou-se com a recepção e o respeito que a música brasileira possui fora do país. Já casado, morou um tempo sozinho na França. Já se apresentou em países como Cuba, França e no Principado de Mônaco. Toninho Crespo também é arte educador e utiliza as notas musicais para disseminar a cultura e transformar outras vidas por meio da música nas comunidades mais pobres da cidade de São Paulo. Seu último trabalho nos estúdios é o disco "Toque de amor", produzido no Brasil pelo DJ Cuca e em lançamento na Inglaterra, pela gravadora Map Music.net.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Toninho Crespo
Personagem: Toninho CrespoAutor: Museu da Pessoa
Festa da Consciência Negra
Foto de quando Toninho conheceu pessoalmente o grupo de rap "Racionais MC's". Os considerava um fenômeno musical muito grande, tanto quanto Luiz Gonzaga, Jorge Ben e Tim Maia. No dia, Toninho tocou com a banda de Luis Vagner, 5 anos depois, Toninho estaria tocando guitarra nos shows ao vivo com os Racionais. Em pé (da esq. para a dir.): Desconhecido, Luís Vagner, Desconhecido, Sérgio e Ice Blue. Sentados: Mano Brown, Toninho, KL Jay e Edi Rock.
Estilão descolado
Foto do pai de Toninho, Sr. Antônio Rodrigues com 18/19 anos, feita no início da década de 1950. Toninho aprecia esta postura em tom de rebeldia.
Irmãos
Foto tirada por um fotógrafo no quintal da casa de Dona Maria, na Penha, ela é quem ajudava a olhar as crianças. À esquerda está a irmã de Toninho, Maria Aparecida Rodrigues junto a uma boneca e à direita está Toninho
Final de Campeonato
Final do campeonato de futebol entre as empresas, nesta foto Toninho marcava um gol, depois, na mesma partida marcaria mais outro gol. 15 anos antes, Toninho jogou neste mesmo campo contra o Muricy. Nacional Atlético Clube
Casamento de Yann e Jocilene
Foto de quando foi padrinho de casamento, em frente à Basílica de Saint Dennis. Para Toninho, essa foto mostra a sua integração com a França, de onde continua fazendo parte da vida das pessoas. Yann é um amigo que fez através da música brasileira e se falam até hoje. Descrição (da esq. para a dir.): Rosine, Sophie Juste, Yann Saulay, Jocilene, Toninho e Arnaud. Paris, França
3x4
Foto 3x4 para procurar emprego, na passagem da adolescência pra idade adulta. Representa o encontro de Toninho com ele mesmo, pelo seu estilo, o jeito de ser com as pessoas, com o nascimento de seu nome artístico.
Jazz à Vienne
Foto da primeira vez que Toninho foi à França e de seu primeiro show lá com a banda de Luís Vagner. Nessa viagem, os quatro decidiram rasgar as passagens de volta e ficar por mais um tempo. Toninho havia planejado ficar apenas uma semana e acabou ficando por seis meses nos país. Houve grande sucesso do grupo, sendo que um jornal francês comparou o som deles como uma mistura de Jorge Ben, Bob Marley e BB King
Quando ainda não eram mães
Foto de Eunice (direita) com as 2 irmãs (Eudália à esq. e Geni ao meio). Dona Eunice tinha entre 18 e 19 anos, já trabalhava em tecelagem e ainda não tinha conhecido o pai de Toninho.
Aniversário de 50 anos
Foto tirada no Cabaret do Cassino de Mônaco, antes da temporada de 1 mês de shows no local, em uma turnê que durou 8 meses. Além do aniversário de 50 anos de Toninho, se comemorava o ano do Brasil na França.
Show da Banda Jualê
Uma foto de Lourdes e Toninho em um show em um bar na Consolação, São Paulo. Estavam comemorando os 20 anos de casamento, para Toninho, mostra também que mesmo depois de 20 anos os dois estão "nas pistas".
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.