Página Inicial | Pessoa
Álvaro Mariano Teixeira Hardy
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
- profissão: relação de fotografia
sobre
Álvaro Mariano Teixeira Hardy, o Veveco, nasceu em Belo Horizonte (MG) no dia 4 de maio de 1942 e faleceu em março de 2005. Sua avó era mineira de Viçosa e seu avô era belga, tendo se estabelecido na cidade como músico e arquiteto, profissão seguida por Veveco e seu pai. Conheceu e tornou-se amigo de Milton Nascimento na segunda metade da década de 60, época em que o compositor fazia serenatas pela cidade com Pacífico Mascarenhas e outros músicos. Conheceu os demais membros do Clube da Esquina no Berimbau Club, famoso reduto dos músicos locais da época. Em diferentes momentos da trajetória do Clube, Veveco destacou-se nos bastidores de shows, festas e reuniões de amigos por uma de suas grandes paixões: a arte de cozinhar, que aprendeu com seu pai. Presença marcante na confraria do Clube da Esquina, Veveco foi homenageado por Milton Nascimento e Fernando Brant na composição “Veveco, Panelas e Canelas”, gravada originalmente por Beto Guedes no disco “Contos da Lua Vaga”.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Tocando fogão
Personagem: Álvaro Mariano Teixeira HardyAutor: Museu da Pessoa

Presença vip
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Álvaro Mariano Teixeira Hardy

Na casa do Milton Nascimento
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Álvaro Mariano Teixeira Hardy

Artilheiros da música
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Álvaro Mariano Teixeira Hardy

Vevecos, Panelas e Canelas
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Álvaro Mariano Teixeira Hardy

“O Tavinho na casa do Veveco”
data (ou período): Ano 1982 Imagem de:Álvaro Mariano Teixeira Hardy

Veveco por Chico Caruso
data (ou período): Ano 1989 Imagem de:Álvaro Mariano Teixeira Hardy

Presença vip
Fernando Brant, Bituca, Mariza Machado Coelho (esposa de Veveco) e Veveco, no camarim do teatro onde estava sendo gravado o show acústico de Milton.

Na casa do Milton Nascimento
Mariza, Veveco, Bituca e Fernando Navarro na casa de Milton, casa que Veveco desenvolveu como arquiteto. Navarro, na época em que Wagner Tiso estava na Espanha para a gravação da sinfonia “Descobrimento das Américas”, foi quem hospedou o compositor e maestro. Tornou-se a partir de então amigo dos demais integrantes do Clube Mineiro.

Artilheiros da música
Músicos reunidos para um futebol no campo de Chico Buarque de Holanda no intervalo das gravações do disco “Sentinela” de Milton Nascimento. (Em pé: 1*, 2*, Murilo Antunes, Hildebrando Prates Neto, Pedro Brant, Veveco Hardy, Fernando Brant. Agachados: Tunai, Toninho Horta, 3*, Reinaldo, Wagner Tiso, Mazolla.)

Vevecos, Panelas e Canelas
Nesta foto, estão os amigos que inspiraram a música “Veveco, Panelas e Canelas”, que são amigos do pessoal do Clube da Esquina: (dir/esq.) Milton Nascimento, Veveco, Tavinho das “Panelas”, Chico “Canelas” e Fernando Brant.

“O Tavinho na casa do Veveco”
Cartoon feito por Chico Caruso num almoço em sua homenagem, oferecido por Veveco, que além de arquiteto é chef de cozinha. Estão caricaturados: Mariza (esposa de Veveco), Cláudio Paiva (cartunista do Rio de Janeiro), Mariano (também cartunista), Fernando Brant, Veveco, Silvana Guedes, Beto Guedes e Tavinho Moura.

Veveco por Chico Caruso
Caricatura de Veveco Hardy feita por Chico Caruso, na ocasião de um almoço que o Clube da Esquina, representado pelo Chef e arquiteto, ofereceu à banda dos irmãos Caruso “Muda Tancredo Jazz Ban.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.