Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Texto coletivo realizado pelos alunos após a entrevista e a realização dos desenhos.

Esta história contém:

Aspectos importantes que o senhor José do Carmo nos contou em sua entrevista:

Fizemos a entrevista com o senhor José do Carmo, que disse que podia chamar ele de Carmo.

O senhor Carmo nasceu em Braúnas, Minas Gerais. Passou a infância dele em um local com bastante mata, brincava a vontade e tranquilo, bem diferente de hoje que tem que ficar preso por causa do progresso.

Ele nos contou que seu pai era lavrador, trabalhou na roça, a mãe dele também e ela foi também doméstica. Seus pais tiveram uma vida muito sofrida, o pai dele não sabia nem ler e a mãe dele sabe um pouquinho, o pai dele já morreu. Ele tem quatro irmãos e três irmãs, o oitavo morreu.

Ele brincava quando era criança de esconde- esconde, pega-pega, cabra cega e arrasta chão. Ele disse que a casa dele na infância não tinha cerca, era livre, eles não tinham televisão.

Ele é casado, tem dois filhos e dois netos.

Mora no bairro há 45 anos. O bairro antigamente tinha mata, tinha poucos moradores 10 ou 11 moradores só, tinha muita granja, o rio era pequeno sem poluição e tinha peixes, ele disse que até pescava no rio.

Ele gostava do bairro do campo de futebol, do rio que tinha água limpa, dos peixes que tinha, ele falou que tem muita saudade.

Hoje o bairro parece uma cidade, tá crescendo muito, precisa melhorar bastante ter mais segurança, transporte e saúde.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O surgimento da internet no Brasil
Vídeo Texto

Silvia Helena Perche Bassi

O surgimento da internet no Brasil
Vídeo Texto

Andréia da Silva

"Mulher, se empodere!"
Tem tanta luta na minha história
Vídeo Texto

Semayat Silva e Oliveira

Tem tanta luta na minha história
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.