Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Robson do Empanadas Bar

Esta história contém:

Histórias do bar Empanadas Eu vim passear em São Paulo. Tinha um pessoal amigo meu de infância que trabalhava aqui no bar Empanadas, que era um botequinho pequenininho, duas portinhas, só. E me convidaram pra trabalhar. Eu perguntei: trabalhar em que? Eu nunca trabalhei na minha vida. E eu comecei: trabalhei na cozinha, dois anos, depois fui garçon, três anos, fui gerente cinco anos e hoje sou um dos sócios do bar Empanadas. Sou sócio há oito anos. Eu, o Euflásio dos Santos Figueiredo e o Léo. Nós três éramos garçons. Nosso patrão era o chileno, o Reinaldo, e o argentino. Tinha o bar Empanadas e tinha a fábrica, um ficou com a fábrica e o outro com o bar. O chileno, Reinaldo, resolveu ir embora pro interior, escolheu a gente pra arrendar o bar. Logo depois do Plano Collor, propôs o sistema de arrendamento do bar. Fizemos vários contratos de dois anos, três anos. E as coisas vêm dando muito certo pra gente, graças a Deus, porque uma, que nos anos 80 com duas produtoras de cinema: a Tatu Filmes e a Filme Brasil. Então o bar sempre teve uma freqüência de cineastas, diretores, produtores de cinema, já teve muitas filmagens aqui pra curta-metragens. Eu acompanhei tudo isso. O Kikito e o ônibus do Empanadas Foram uns seis filmes, mas tudo pequeno, sabe? Esses filmes de Gramado, tinha tudo vinte minutos. Ecos Urbanos, da Tatu Filmes, Marvada Carne... Todas essas pessoas passaram e passam por aqui, só que agora com menos freqüência. Antes era point deles, mesmo. O pessoal vinha do Rio, eles ligavam e diziam assim: quero ir no bar Empanadas. Aquele Kikito ali, é do Melhor Som de Gramado do Mário Mazzeti. Mas por que esse Kikito aqui, eu perguntei pra ele. "Ganhei um prêmio e vou deixar em casa? Quem vai ver? Meus amigos, minha mulher, meu filho... Eu pus num bar, um lugar público. Todo mundo vai ver". E esse ônibus tem uma história muito legal. O Chocante, ele trabalhou na MTV muitos anos. Aí teve um dia ele chegou aqui...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Robson do Empanadas Bar
Local de produção: São Paulo, Sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A empanada pernambucana ou... azar do Palmeiras
Vídeo Texto

José Robson Barbosa Cavalcanti

A empanada pernambucana ou... azar do Palmeiras
Um cinema protagonista e autoral
Texto

Viviane Ferreira da Cruz

Um cinema protagonista e autoral
Depoimento de Mauricio Maestro
Texto
Quem canta seus males espanta
Vídeo Texto

Fabiana Cozza dos Santos

Quem canta seus males espanta
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.