Nós alunos do 2º ano C - Ciclo II da EMEB Dr. José Ferraz de Magalhães Castro , entrevistamos a depoente Marli, no dia 30 de setembro de 2007, pois a mesma é moradora do bairro Vila Rosa, desde quando tinha 04 anos de idade. Hoje com 52 anos é aposentada.
Ela nos contou um pouco de suas memórias, como era a escola, o bairro e suas transformações.
Antigamente a escola se chamava "Escola Municipal Vila Rosa". Havia três salas de madeira, não existia banheiro, as crianças iam até suas casas, pois moravam perto. Quanto ao lanche, merenda escolar, não havia, as crianças traziam seus lanches de casa, colocavam um guardanapo em cima da carteira e lanchavam.
Aos 06 anos de idade, iniciou sua escolaridade. Ela nos disse que não esquece o seu primeiro dia de aula, a ansiedade era tamanha... Contou-nos também que lembra da sua primeira professora, que se chamava Hercilia Padilha. A mãe dela era atriz de novela de rádio e fazia um papel de uma velha fofoqueira. Daí o nome " Maroca", expressão que usamos tanto hoje para nos referimos às pessoas fofoqueiras.
Era obrigatório o uso do uniforme, uma saia azul, blusa branca e gravata com fitinha que representava a série que estudavam, também tinham que cantar o Hino da escola todos os dias.
Na época que estudava não conhecia nenhum castigo, o maior medo deles era ir ao dentista, ele atendia três vezes por semana.
Trabalhou nessa escola muito tempo como merendeira. Posteriomente, deu continuidade aos seus estudos e se formou em pedagogia, começou atuar como professora e foi trabalhar em outras escolas.