Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luiz Gomes Morais
Por: Museu da Pessoa, 14 de setembro de 2004

Não tinham apenas uma idéia na cabeça; eles tinham um ideal no coração

Esta história contém:

Não tinham apenas uma idéia na cabeça; eles tinham um ideal no coração

Identificação

Meu nome é Luiz Gomes Morais. Eu sou natural de Portugal, da cidade de Viseu, especificamente do Concelho de Moimenta da Beira. Cheguei ao Brasil em 1954. Nasci em 23 de março de 1951.

Família

O meu pai era comerciante e faleceu em 1985. A minha mãe é doméstica. Graças a Deus, ela é viva, está com 82 anos, muito bem de saúde.

Lembranças da aldeia

Até lembro da minha terra porque já estive lá por algumas vezes. É uma aldeia bem rudimentar, as casas ainda de pedra, aquele semblante de cidade do interior, de aldeia, plantações, criação de bois, de porcos. Eu tenho esta memória reavivada por quatro ou cinco vezes em que estive lá. Não cheguei a morar em Viseu. Eu morava em São Martinho de Pedra, que foi o local em que eu nasci, a aldeia de São Martinho de Pedra. Tenho vagas lembranças da infância.

Ingresso na Unimed Rio

Eu entrei na Unimed em 1979. Eu me formei em 1976 e fui fazer residência no Hospital de Bonsucesso, em Cardiologia. Lá eu conheci o Doutor Miguel Olímpio Cavalcanti, que era um dos diretores da Unimed, na época. Terminada a residência, a gente sem muita expectativa de trabalho, o Miguel me fez esse convite. Eu prontamente aceitei e mal sabia que ia ter o grande prazer de fazer parte dessa grande família que é hoje a Unimed. A Unimed funcionava na Rua Mayrink Veiga, número seis, 13º andar. Era uma empresa muito pequena, o Departamento Médico era em uma sala só. Só tinha mais um médico, o Doutor Blanco Landeira. O faturamento da Unimed era do lado, uma sala de uns 20, 30 metros quadrados, com uma meia dúzia de pessoas faturistas, fazendo tudo à mão. Quer dizer, era uma coisa bem rudimentar naquela época. Mas foi uma empresa muito acolhedora, um ambiente muito familiar, como ainda é hoje. Foi um ambiente muito bom que eu encontrei na minha vida. Tive grande prazer, realmente, de passar a conviver com a Unimed durante esses anos todos.

Escola

Eu estudei o primário na Escola...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Não tinham apenas uma idéia na cabeça; eles tinham um ideal no coração
Data: 14 de setembro de 2004
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro
Personagem: Luiz Gomes Morais
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O resgate da memória de Medicina
Texto

Walmore Pereira de Siqueira Junior

O resgate da memória de Medicina
O cooperativismo na saúde brasileira
Texto

José Abel Alcanfor Ximenes

O cooperativismo na saúde brasileira
Transmitindo saúde e conhecimento
Texto

João Eduardo Oliveira Irion

Transmitindo saúde e conhecimento
O médico colecionador de histórias
Texto

João Batista Caetano

O médico colecionador de histórias
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.