Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sidnei Moura Nehme
Por: Museu da Pessoa,

entrevista com Sidnei Nehme

Esta história contém:

Sidnei Nehme

P/1. Queria começar então pedindo para o senhor, por favor, falar seu nome completo, data de nascimento e local de nascimento.

R. Meu nome é Sidnei Moura Nehme, eu nasci em 17 de agosto de 1945, nasci em uma cidade pequena chamada Bertioga, que naquela época pertencia a Santos, né, era realmente um lugar (esmo?), nós morávamos lá, porque meu avô que era um árabe, que chegou ao Brasil como um mascate, tinha lá uns comércios, né, e vários negócios e os filhos nasceram e continuaram os negócios junto com ele e, nessas circunstâncias, eu nasci lá em Bertioga. Bertioga hoje é mais conhecida, é um município, mas naquele tempo era quase que um recanto de pessoas que tinham casas para final de semana, para férias.

P/1. Esse avô era pai de quem?

R. Pai do meu pai

P/1. E por que ele veio para o Brasil, ele era árabe o senhor falou, de onde?

R. Ele nasceu no Líbano, do Líbano ele foi para Nápole e com 18 anos ele veio para o Brasil. Como todo árabe naquela época, a grande maioria chegou como mascate. Mascate é aqueles que (chegam?) de mala, barco matraca e vende de porta em porta. Depois ele casou-se com a minha avó paterna.

P/1. Sua avó era brasileira?

R. Brasileira. Ela nasceu em Peruíbe, e aí foi indo e acabou se radicando na Bertioga. Aí começou, como todos árabes começaram com a lojinha, da lojinha passou para uma loja maior, depois ele fez o hotel da cidade, depois ele iniciou os primeiros loteamentos da cidade, aí tinha uma atividade muito diversificada e promissora. Embora nós vivêssemos num lugar muito pequeno, nós tínhamos muito conforto, não existia luz elétrica na cidade, só num lugarejo, mas nós tínhamos luz elétrica, nós tínhamos geradores. Meu avô, muito embora analfabeto, era uma pessoa extraordinária, tinha um tino comercial aguçado e tinha uma preocupação muito grande com qualidade de vida, ele sempre foi muito cuidadoso com essas coisas. Eu sempre digo que ele era...

Continuar leitura
Palavras-chave: transplante

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: entrevista com Sidnei Nehme
Local de produção: Centro De Estudos Doutores Da Alegria / São Paulo.
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Sidnei Moura Nehme

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vencendo o desconhecido
Vídeo Texto

Renata Barros Taube

Vencendo o desconhecido
Ruy Gomide
Texto

Anônimo

Ruy Gomide
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.