Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Pais de Alunos
Por: Museu da Pessoa,

Brinquedos e Brincadeiras

Esta história contém:

NÓS, ALUNOS DA 1ª SÉRIE D, DA ESCOLA AUXILIADORA DA INSTRUÇÃO, MANDAMOS UMA PESQUISA PARA CASA PERGUNTANDO SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE NOSSOS PAIS BRINCAVAM.

FIZEMOS A LEITURA DE UM TEXTO, NA RODA DE CONVERSA, SOBRE BRINCADEIRAS ANTIGAS, QUE A PROFESSORA LUANA TIROU DA INTERNET,

DESCOBRIMOS QUE ANTIGAMENTE NOSSOS PAIS BRINCAVAM DE CANTIGAS DE RODA, CABRA-CEGA, AMARELINHA, CHICOTE QUEIMADO, DE CAIR NO POÇO, PIPA, CORDA, PASSA-ANEL E MUITAS OUTRAS COISAS.

DESCOBRIMOS TAMBÉM QUE ELES BRINCAVAM NAS RUAS, POIS NÃO HAVIA TANTO MOVIMENTO E ERA MENOS PERIGOSO.

OS BRINQUEDOS NÃO ERAM COMPRADOS EM LOJAS COMO HOJE EM DIA. AS CRIANÇAS FAZIAM SEUS PRÓPRIOS BRINQUEDOS USANDO LATINHAS, GARRAFAS PLÁSTICAS, MADEIRA, PAPELÃO E PANO.

NÓS ACHAMOS QUE AS CRIANÇAS DE HOJE SE DIVERTEM UM POUCO MENOS, POIS TÊM QUE BRINCAR DENTRO DE CASA COM BRINQUEDOS ELETRÔNICOS, COMO O VÍDEO-GAME, E NÃO TÊM LIBERDADE DE CORRER E EXPERIMENTAR NOVAS BRINCADEIRAS.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Brinquedos e Brincadeiras
Local de produção: Santos
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Pais de Alunos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inventando sonhos
Vídeo Texto

Natasha Gomes de Faria

Inventando sonhos
Comércio de brincadeiras
Vídeo Texto

Nilson Ramos Almada

Comércio de brincadeiras
A arte do papel
Vídeo Texto

Leila Hiromi Nishi

A arte do papel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.