Gylmar começa seu relato contando sobre a infância passada em Santos, os primeiros contatos com a bola e o início da carreira profissional no Jabaquara, pequeno clube santista. Narra sua passagem vitoriosa pelo Corinthians, a transferência para o Santos F. C. e sobre como ambos os times reivindicam sua memória, sendo querido por ambas as torcidas, bem como as campanhas vitoriosas da Seleção Brasileira em 58 e 62, e as partidas disputadas na Inglaterra em 66. Gylmar discorre também sobre o início do treinamento de goleiro, as dificuldades da profissão, o aprendizado durante as excursões pela Europa e a aposentadoria depois de anos de história no futebol.

Um pouco sobre mim

Personagem: Antonia Larelice Alves da SilvaAutor: Antonia Larelice Alves da Silva

Lágrimas de chuva

Personagem: Fabiano de SouzaAutor: Museu da Pessoa