Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 27 de abril de 2018

Socialização: na escola e na vida

Esta história contém:

Socialização: na escola e na vida

Vídeo

Nasci em Cruzeiro do Sul, no Acre, em 13 de junho de 1998. Meu nome é Maria Rosenadila Oliveira Araújo. Mudei para Rio Branco - com apenas dois anos de idade. A única coisa que lembro dessa época é que na rua em que morávamos havia um pequeno córrego e ali eu tropecei e caí, sujei toda a roupa bem na hora de ir para o aeroporto. Foi um transtorno, as roupas todas já dentro da mala… Da infância, no tocante às brincadeiras, eu lembro de algumas preferências: correr, jogar bola, jogar videogame. Também lembro de uma outra atividade que era me esconder em uma casa abandonada que havia lá, e que diziam que era mal assombrada.

Sempre gostei muito de brincar, antes de saber como eram os estudos, a vida.

Trago lembranças, também, da escola, porém as mais fortes são do ensino médio. Porque no ensino médio já existe uma consciência de que se está prestes a chegar em algum ponto, e o entendimento de que ali existe uma preparação para se pensar em um projeto de vida, mercado de trabalho, em etapas superiores da Educação, e escolha da profissão. Dentre as recordações do ensino fundamental, estão muito presentes a Educação Física e os esportes, que eu adorava.

Em relação ao ensino médio, eu fiz uma parte no regular e outra no Poronga - como o Telecurso é chamado no Acre. Mudei de escola e lembro que o que mais me impactou no ensino médio regular foi a mudança de método, a existência de novas disciplinas e o fato de cada professor imprimir o seu modo específico de ensinar; não havia, nesse aspecto, uma uniformidade. E é óbvio que teve o seu peso se considerarmos as minhas dificuldades em torno da Matemática, da Física e da Química.

Sempre tive muita dificuldade (...) com a Matemática e a Física… Quando entendia uma, eu não entendia a outra.

Bom, a minha ida para o Telecurso teve a ver, basicamente, com a repetência. As minhas primeiras impressões sobre essa nova metodologia de aprendizagem...

Continuar leitura
Fechar

Amizade

Dados da imagem Rose na porta da sala de aula com a amiga Thayna e o supervisor pedagógico do Telecurso na Escola Estadual Glória Perez, para ensaio da dança no dia da Consciência Negra.

Período:
Ano 2016

Local:
Brasil / Acre / Rio Branco

Imagem de:
Maria Rosenadila Oliveira Araújo

História:
Socialização: na escola e na vida

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
telecurso, consciência negra

Rose na porta da sala de aula com a amiga Thayna e o supervisor pedagógico do Telecurso na Escola Estadual Glória Perez, para ensaio da dança no dia da Consciência Negra.

Aula passeio

Dados da imagem Rose com os colegas e a professora numa aula passeio do Telecurso.

Período:
Ano 2016

Local:
Brasil / Acre / Rio Branco

Imagem de:
Maria Rosenadila Oliveira Araújo

História:
Socialização: na escola e na vida

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
passeio, telecurso

Rose com os colegas e a professora numa aula passeio do Telecurso.

Sala de aula

Dados da imagem Rose com os colegas e a professora na sala de aula, na Escola Estadual Glória Perez.

Período:
Ano 2016

Local:
Brasil / Acre / Rio Branco

Imagem de:
Maria Rosenadila Oliveira Araújo

História:
Socialização: na escola e na vida

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
sala de aula

Rose com os colegas e a professora na sala de aula, na Escola Estadual Glória Perez.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.