Facebook Info Ir direto ao conteúdo

A história de Dona Luíza

Esta história contém:

A história de Dona Luíza

Severina Luíza Rocha dos Santos nasceu em 1962, no município de Surubim, em Pernambuco. Ela foi criada no meio rural. Suas brincadeiras na infância eram pular corda, rodar pião e correr na grama. Luíza fazia seus próprios brinquedos, pois sua família era de origem humilde, assim como a casa em que morava.

Não havia energia elétrica e água encanada. Seus pais se chamavam Severino e Josefa. Com eles, ela e seus irmãos aprenderam muitos valores, como respeitar e não cobiçar o que não era deles. Da escola, Luíza se lembra dos sacrifícios que fez para estudar. Não havia material suficiente e ela muitas vezes recolhia papéis de embrulho do lixo para usar como rascunho. Luíza se recorda, inclusive, da vez em que brigou com suas amigas por um pedaço de grafite para escrever, o que acabou deixando uma marca em sua mão. As escolas em que estudou ficavam longe de sua casa, e ela, muitas vezes, andava até 1 hora e 30 minutos para chegar lá. Dona Luíza se mudou para Cubatão em 1981, após se casar.

Ela e seu marido buscavam melhores condições de vida. A viagem foi feita de ônibus e durou três dias. No meio do caminho, o casal lidou com o ônibus quebrado e a falta de combustível. Ao chegar, eles moraram no bairro Vila Parisi. Foi uma experiência bastante difícil para ela, pois era a primeira vez em que morava e conhecia uma “favela”, e o local era muito violento. Ela percebe uma melhora na cidade desde a época em que se mudou. O céu, que era cinzento, agora já é azul. Como uma pessoa dedicada e solidária, seu sonho sempre foi cuidar da família. O primeiro trabalho foi com artesanato em geral, como pintura em tecido e customização de roupas.

Ela decidiu se dedicar a este ofício para superar a morte de seu pai, o que a deixou muito depressiva. Atualmente, ela trabalha como inspetora de alunos, procurando sempre ajudar professores e alunos. Com seu esposo, ela possui dois filhos: um rapaz e uma moça. Ela conta que conheceu o marido...

Continuar leitura
Palavras-chave: escola, infância, cubatão, trabalho
fechar

Dona Luíza e sua família

tipo: Desenho

Dona Luíza morava em uma casa humilde no meio rural

tipo: Desenho
Palavras-chave:

Uma das brincadeiras preferidas da Dona Luíza na infância

tipo: Desenho
Palavras-chave:

Viagem de ônibus

tipo: Desenho
Palavras-chave:

Bairro

tipo: Desenho
Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios