Infância na roça e o primeiro trabalho, carregando água com os irmãos. Ida para São Paulo e emprego como office boy no Banco Bradesco. Promoções no banco e o engajamento contra injustiças. Pedido de demissão e a contratação como torneiro mecânico. Trajetória nas metalúrgicas e ingresso na Conforja. O longo processo de formação e construção do modelo de autogestão na fábrica. As quatro cooperativas que se tornaram a Uniforja. A experiência italiana e criação dos fundos comunitários. Início da Unisol São Paulo e a relação com a Economia Solidária. Políticas públicas que atenderam a cooperativa. Saída da fábrica e o trabalho no setor público. Retorno aos estudos e encontro com a companheira de vida. Seus maiores sonhos e seu legado para o futuro.

imagens (10)

A primeira infância

data (ou período): Ano 1965 Imagem de:

Os irmãos de Arildo

Imagem de:

Enlace de Lúcia e Arildo

data (ou período): 09/01/1988 Imagem de:

Licenciatura em Geografia

data (ou período): Ano 2002 Imagem de:

Audiência sobre Cooperativismo Solidário

data (ou período): 01/04/2004 Imagem de:

Sócio cooperado Cooperlafe

data (ou período): Ano 2013 Imagem de:

Cooperativismo Internacional

data (ou período): Ano 2007 Imagem de:

Assembleia Mundial das Cooperativas

data (ou período): Ano 2017 Imagem de:

Visita à Uniforja

data (ou período): 26/05/2021 Imagem de:

Os amigos que fez no Bradesco

data (ou período): Ano 1983 Imagem de:

A primeira infância

Arildo Mota Lopes durante a primeira infância.

período: Ano 1965

Os irmãos de Arildo

Os irmãos de Arildo: Miriam com Neide no colo, Marilei e Antônio. Fotografia retirada no Sítio Bom Plano, município de Santa Lúcia, no Paraná, em 1975.

Palavras-chave:

Enlace de Lúcia e Arildo

Arildo e Lúcia durante seu casamento, realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Miriam (SP).

período: 09/01/1988

Licenciatura em Geografia

Formatura de Arildo como Licenciado em Geografia pela Universidade Santo Amaro (Unisa/Osec). Na fotografia, estão: Arildo, sua esposa Lúcia e as filhas Evelyn e Isabella.

período: Ano 2002

Audiência sobre Cooperativismo Solidário

Audiência com o presidente da Câmara dos Deputados na época, com Arildo Mota Lopes (Unisol BR), Paul Singer, Luiz Possamai (Unicafes), Niro Barrios (Geralcoop) e Assis Miguel do Couto. Na audiência, discutiu-se a importância do Cooperativismo Solidário, bem como o avanço nos marcos legais.

período: 01/04/2004

Sócio cooperado Cooperlafe

Arildo no setor de Forjaria da Cooperativa Uniforja, em 2013. Na época, era sócio cooperado da Cooperlafe, no cargo de Assistente Administrativo da Diretoria Uniforja.

período: Ano 2013

Cooperativismo Internacional

Arildo como presidente da Unisol Brasil, Patrícia Leança e Arnaldo Liberatório Silva, como representantes da Anteag e, ao centro, Alfonso Gorroñogoitia da Corporação Mondragon, uma federação de cooperativas do País Basco, onde Arildo fez intercâmbios de experiências cooperativas, compartilhando vivências nas universidades e cooperativas industriais, por trinta e três dias, em 2007.

período: Ano 2007

Assembleia Mundial das Cooperativas

Arildo Mota, na época, presidente do CICOPA America (Comitê de Cooperativas de Trabalho Industrial das Américas), Leonardo Pinho (Unisol BR), e Ariel Guarco (Cooperar Argentina e Associação das Cooperativas Internacional), durante sua participação na Assembleia Mundial das Cooperativas, em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2017.

período: Ano 2017

Visita à Uniforja

Visita do Presidente Luís Inácio Lula da Silva à Cooperativa Uniforja, em Diadema (SP), no dia 26/05/2021. Na fotografia, ele posa ao lado de Arildo. Arildo relembra que em 1995, foi Lula quem incentivou os trabalhadores da Conforja a se organizarem em sistema de autogestão.

período: 26/05/2021

Os amigos que fez no Bradesco

Arildo e os amigos de trabalho do Banco Bradesco. Arildo começou a trabalhar no banco aos 13 anos, como office boy e permaneceu lá até seus 20 anos.

período: Ano 1983
Palavras-chave:

Projeto: A Economia Solidária na Vida das Pessoas Entrevista de Arildo Mota Lopes Entrevistado por Bruna Oliveira Entrevista concedida pelo Zoom (São Paulo/Diadema), 26/04/2023 Entrevista n.º: IPS_HV005 Realizada por Museu da Pessoa P/1 – Arildo, para começar eu queria que você se apresentas...Continuar leitura

Título: Vivenciar o mundo de forma diferente

Data: 26/04/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo/diadema

Personagem: Arildo Mota Lopes Entrevistador: Bruna Ghirardello de Oliveira Editor: Lucas Torigoe Pesquisador: Bruna Ghirardello de Oliveira Revisor: Bruna Ghirardello de Oliveira Vídeomaker: Alisson da Paz Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.