Meu nome é Vitor, sou um adolescente negro de 16 anos, estudante do Firjan Sesi e estou cursando automação industrial no Firjan Senai. Porém nao é aqui que a história começa e minha trajetória até aqui não foi fácil.
Nascido em uma comunidade em São João de Meriti, minha história começa em uma vila. Aos 6 anos, entrei na Escola Sesi de Duque de Caxias, onde passei cerca de seis anos da minha vida. Mas o que tudo isso tem a ver com sonhos? A imaginação de uma criança é algo incrível. Entre os muitos sonhos que eu tinha, um deles era estudar no Sesi e no Senai ao mesmo tempo. Em Caxias, as duas escolas ficam lado a lado, então eu sonhava em frequentar ambas.
No Sesi, via alunos mais velhos participando dos cursos de robótica da escola. No entanto, esses cursos tinham um custo adicional, e, como era de se esperar, eu não tinha condições financeiras para participar dessas atividades.
Enfrentei diversas dificuldades na minha vida: a separação dos meus pais quando eu tinha 7 anos, o incêndio da minha casa aos 9 anos, ter vivido em três casas diferentes e passado por quatro escolas. Todas essas dificuldades só aumentaram minha vontade de evoluir e realizar meus sonhos.
Hoje, cá estou eu, estudando no Sesi e no Senai, além de participar da equipe de robótica Ninja Tigers. Assim como o Vitor de sete anos atrás sonhava, acredito que já estou vivendo um sonho. Espero que, daqui a alguns anos, eu possa olhar para trás e ver que os sonhos que cultivo hoje estão sendo realizados, assim como está acontecendo agora.