Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Visitando o Passado

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Museus em rede

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Benedito Paula de Oliveira

Entrevistado por Isabela de Arruda

Registro, 20 de fevereiro de 2011

Código: MMR_CB020

Transcrito por Bárbara Carvalho de Andrade

Revisado por Paola Feltrin Ramos

P/1 - Eu queria que o senhor dissesse o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R - Meu nome é Benedito Paula Oliveira, nasci no dia 15 de junho de 1945, foi na Guerra Mundial.

P/1 - E o local de nascimento?

R - Perto do Conchal e de Sete Barras, município de Santa Bárbara, mais no sítio.

P/1 - E qual é a origem da sua família?

R - Acredito que minha família começou em 1553 com um padre que chegou aqui como Eduardo da Costa, pelo que eu pesquisei, por nome de Leonardo Nunes, começou lá. Só que é família Nunes por parte do meu pai e tem Santos da minha mãe; acredito que tenha mais Nunes que são meus parentes. A origem ainda não chegou em um acordo.

P/1 - Onde o senhor morava quando nasceu?

R - Bairro Raposa, aqui perto de Sete Barras, uns 15 quilômetros, eu acho.

P/1 - Como que era lá?

R - Era simples, uma época que a gente, para ir para a escola, não tinha nenhum chinelo, era com o pezão no chão, andava seis quilômetros para ir para a escola no meio daquela ____. A gente nem falava em estrada, chamávamos de variante de estrada, muito curta, muito pequena. Era uma vida meio difícil, sem conforto. Hoje tem um chuveiro, televisão, a gente era ignorante, a verdade é essa. Não tinha meio de comunicação, de saber o que se passava em São Paulo, hoje a gente tem um esclarecimento e se interessa também por leitura, de saber o que se passa no mundo.

P/1 - Como era a casa de vocês?

R - Casa grande, simples. Naquela época não tinha banheiro, para fazer as necessidades fisiológicas, tinha que ir lá no meio do mato mesmo. Não tínhamos banheiro, água encanada, no rio que pegava água, fogão a lenha.

Eu tinha oito anos, lembro que minha mãe não...

Continuar leitura

Título: Visitando o Passado

Local de produção: Brasil / Registro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios