A Praça Roosevelt nunca mais seria a mesma depois que Ivam Cabral e toda sua companhia de teatro, Os Satyros, instalaram-se por lá. Isso foi na década de 2000, logo após o grupo se consolidar como um dos mais importantes e renovadores dos palcos brasileiros. Mas a mais profunda transformação foi mesmo nessa praça do Centro de São Paulo. Ao levar o teatro para lá, atraíram pessoas e comércio. As luzes se acenderam, e a praça, antes um lugar quase deserto, voltou a viver. As pessoas são capazes de mudar o espaço urbano? Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, os fundadores da Cia de Teatro Os Satyros, acreditam que sim. Quando eles chegaram à Praça Roosevelt em 2001 pouca gente se aventurava a caminhar por ali durante a noite. Hoje a praça se transformou em um espaço vivo e dinâmico, com várias salas de teatro e bares. Esse processo de revitalização não contou com obras milionárias, contou apenas com a vontade de transformar o espaço urbano em espaço verdadeiramente público.

P/1 – Ivam, pra começar eu queria que você falasse seu nome completo, o local e a data do seu nascimento. R – Eu sou Ivam Cabral, Ivam com ‘m’ de Maria, um erro de cartório que me perseguiu e me persegue, eu nasci no dia 25 de junho de 1963, em Ribeirão Claro, interior do Paraná. P/1 ...Continuar leitura

Título: Vida nova para a Praça Roosevelt

Data: 26/08/2009