Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Lúcia Tanzi
Por: Museu da Pessoa, 10 de março de 2005

Vaidade em qualquer idade

Esta história contém:

Vaidade em qualquer idade

Vídeo

P/1 - Claudia Leonor

P/2 - Judith Ferreira

R - Lucia Tanzi

P/1: A gente vai começar a nossa entrevista dona Lucia, vou pedir pra senhora falar o nome completo, o local e a data de nascimento da senhora?

R: O meu nome é Lucia Tanzi, minha data de nascimento é dia 15 de setembro de 1923. Moro aqui em São Paulo, na rua Coronel Oscar Porto, nº 40, apartamento 41.

P/1: Em que cidade que a senhora nasceu?

R: São Paulo. Eu nasci na Itália. E vim da Itália, com 1 ano e meio, até o porto de Santos, onde a minha tia nos apanhou. Nós viemos como imigrantes, e de lá quando a minha tia estava no Porto de Santos... Isso eu sei porque eu tinha 1 ano e meio, e contado pelos meus pais. Aí nós fomos para a Vila Nova Conceição, onde nós ficamos alojados na casa dessa minha tia. Aí o meu pai começou a trabalhar, porque eles também tinham um negócio. Começou a trabalhar e da lá nós fomos indo. Aí fomos depois para a rua Treze de Maio, onde ficamos vários anos ali morando. E de lá, depois, papai foi fazendo uma economia e fez uma casa na Vila Nova Conceição também. Era uma casa ótima - tinha a casa da minha tia do lado e a nossa -, tinha 12 e meio [metros] de frente por 50 [metros] de fundos, e fomos ficamos lá dois anos. E depois de lá, houve um negócio com a minha tia que nós acabamos saindo, e voltamos novamente para a rua Treze de Maio. Lá ficamos um pouco, depois fomos para a rua Rui Barbosa [e] da Rui Barbosa nós fomos para outra residência que seria na Doutor Luís Barreto. Depois, nós fomos na Almirante Marcos Leão. Aí, nós fomos pra rua Rocha, e lá nós ficamos 22 anos morando, na Bela Vista. Depois disso, nós passamos a morar na Brigadeiro Luís Antônio, e da Brigadeiro Luís Antônio nós fomos para a Doutor Fausto Ferraz, lá nós ficamos treze anos. Só saí de lá porque o dono faleceu e os herdeiros quiseram a casa. E foi uma trajetória, assim, muito difícil, porque nós estávamos com o aluguel um pouco mais em conta e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.