Janaina inicia sua entrevista falando da trajetória política de seus pais, que os levou para a região do Araguaia por pedido de Dom Pedro Casaldáliga, no período da ditadura militar. Conta das dificuldades e dos progressos da prefeitura de seu pai, ao mesmo tempo que coloca tudo isso sob a perspectiva de uma criança que viveu fortes emoções por conta desta situação. Fala sobre as mudanças constantes de casa forçadas pela perseguição política, a reunião dos militantes no Circo do Araguaia e o estabelecimento da família em Belo Horizonte. Descreve os percalços da vida escolar e sua opção por engenharia de produção na UFMG. Diz à respeito também da cena cultural contemporânea da capital, as mobilizações de rua na Copa de 2014, nas Olimpíadas de 2016 e no Carnaval de 2009 - experiência que pavimentaram a ousadia do Circuito Urbano de Arte (CURA), da qual é uma das fundadoras.

Meus pais são paulistas, eles eram militantes estudantis na época da ditadura, atuavam em grupos lá em São Paulo e aí eles acabaram indo, por causa de um convite do bispo Dom Pedro Casaldáliga, para a região do Araguaia, trabalhar na luta da terra com posseiros indígenas e, então, eles larg...Continuar leitura

Projeto Belo Horizonte Surpreendente Depoimento de Janaína Macruz Entrevistada por Lucas Torigoe BH, 20 de setembro de 2019 PCSH_HV825 _ rev. Transcrito por Fernanda Regina Revisado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Qual é o seu nome inteiro, local de nascimento e data? R – Meu n...Continuar leitura

Título: Uma vida pela luta

Local de produção: Brasil / Belo Horizonte