Vânia, como é conhecida Evanir, é uma educadora que lutou muito na vida. Em seu depoimento ao Museu da Pessoa ela contou as dificuldades da família numerosa, fala sobre a morte do pai e como começou a trabalhar de babá aos sete anos de idade para ajudar a família. Recorda o trabalho como babá em várias casas na Bahia e a ida para Osasco, chamada por uma de suas irmãs. Em São Paulo, trabalhou como empregada doméstica em várias residências. Lembra como conheceu seu esposo e o nascimento de seus quatro filhos. Recorda como começou a trabalhar como cozinheira na escola infantil Pirâmide do Saber, onde auxiliava as professoras. Fala sobre o trabalho que desenvolve na ONG Quintal Mágico e como o Criança Esperança ajudou o projeto “Uma Floresta no nosso quintal”. Finaliza falando sobre o curso de Pedagogia que começou recentemente.

Meu nome completo é Evanir Bispo dos Santos Costa. Nasci no dia 4 de abril de 1976, na cidade de Itaju do Colônia, Bahia. Meu pai já faleceu há 11 anos. Chamava-se Severiano Bispo dos Santos. A minha mãe também faleceu vai fazer um ano, Irani Maria de Jesus. Minha mãe nasceu era Itapitanga, B...Continuar leitura

Título: Uma vida dura

Data: 09/12/2014

Local de produção: Brasil / Osasco