Em sua entrevista, o português José Antônio Martins Fernandes fala sobre as descobertas da infância ao chegar ao Brasil, como o Carnaval na viagem de navio, de quando tomou sorvete pela primeira vez e das broncas que levava pelas saídas furtivas para jogar futebol entre as aulas da escola. Esse amor pelo esporte o fez conhecer as suas duas paixões: a área técnica da Educação Física e a esposa, Cristina.

imagens (14)

Maratona da cidade de Tóquio

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:José António Martins Fernandes

A casa do Jaçanã

data (ou período): Ano 1986 Imagem de:José António Martins Fernandes

Super Torneio dos Campeões da Acel

data (ou período): Ano 1979 Imagem de:José António Martins Fernandes

Primeira Copa Energia de Futebol de Campo

data (ou período): Ano 1985 Imagem de:José António Martins Fernandes

Primeiro Torneio Lighteano de Futebol

data (ou período): Ano 1979 Imagem de:José António Martins Fernandes

Fim de semana em Praia Grande

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:José António Martins Fernandes

Retrato de família

data (ou período): Ano 1991 Imagem de:José António Martins Fernandes

Baile de Aniversário da Acel

Na foto: Arnaldo Jubelini, Toninho, Elizete. O baile de aniversário era tradicionalmente realizado no círculo militar ou na Casa de Portugal. Segunda baile de aniversário da Acel na Casa de Portugal.

crédito: Acervo Pessoal - Jornal da Light

O vice campeonato dos Jogos Metropolitanos do Trab

IV Jogos Metropolitanos do Trabalhador que aconteceu no Ceret. Primeiro título da Acel em campeonatos externos, a Acel ficou com o vice-campeonato de futebol de salão e Toninho era o capitão do time.

período: Ano 1971
crédito: Arquivo Jornal da Light

Maratona da cidade de Tóquio

Na foto: Wanderlei, Elenilson, Toninho, Elias e Daniel. Seleção Paulista de Atletismo, que participou da maratona de Tóquio. Toninho como vice-presidente de esporte de alto nível acompanhou a delegação de São Paulo. Wanderlei foi o terceiro e Daniel foi o nono colocado na prova. A delegação de São Paulo foi a campeã por equipe.

período: Ano 1994
crédito: arquivo pessoal

O Natal em casa

Toninho e Cristina durante o Natal. A família tem o hábito de passar o Natal juntos, tanto a de Toninho quanto de Cristina.

A casa do Jaçanã

Toninho, Carolina, José e Fátima. Toninho com a irmã, o pai e a mãe no quintal da casa dos pais no Jaçanã. Na ocasião, Toninho e Cristina namoravam.

período: Ano 1986

Prêmios conquistados

Troféu dedicação e medalha do mérito salonístico da Federação Paulista de Futebol de Salão que Toninho recebeu como goleiro

Atletismo nos Jogos Metropolitanos do Trabalhador

Na foto: Toninho, expectadores, Takeo, Misco e Arnaldo. VI Jogos Metropolitanos do Trabalhador, competição de atletismo no Cepe (USP). Toninho fazia parte da equipe da Acel.

período: Ano 1981

Super Torneio dos Campeões da Acel

Na foto: Wagner, Toninho, Paulão, Samuel, Luiz. Sentados: Gércio, Homero, Sérgio e Gilberto. O time da seção de cópias (COP) foi o campeão do torneio interno da Acel que se realizou no Ceret.

período: Ano 1979
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Carlos Gomes Pires. Acervo: Jornal da Light.

Primeira Copa Energia de Futebol de Campo

Na foto: Douglas, Adão, n. identificado e Toninho no gol. Final da Primeira Copa Energia de Futebol de Campo entre o Recursos Humanos e Patrimônio Imobiliário, que ganhou o torneio de campo no dia 7 de setembro. Toninho jogava pelos Recursos Humanos na época e eles ganhavam todas as partidas.

período: Ano 1985

Primeiro Torneio Lighteano de Futebol

Time de futebol de campo da Seção de Cópias, campeão do Primeiro Torneio Lighteano de Futebol da Acel. Na foto aparece o bamba, o mascote do Setor de cópias.

período: Ano 1979

Fim de semana em Praia Grande

Na foto: Juliana e Luana, as filhas de Toninho e Cristina na Praia Grande. O avô das meninas, Magri, possui uma casa na praia, onde a família sempre passa os fins de semana.

período: Ano 1993
Palavras-chave:

Férias em Serra Negra

A família foi passar as férias em Serra Negra, lá se hospedaram em uma pousada por dez dias. Juliana que tina dois meses não se adaptou ao leite sentiu-se mal durante as férias.

Retrato de família

Na foto: Luana, Antônio Magri e Juliana. Filhas de Toninho com o bisavô Antônio Magri na casa do avô Magri em Praia Grande. O bisavô faleceu dois anos depois, ele também trabalhava na Light como o filho e os netos.

período: Ano 1991

Toninho e sua filha Juliana

Cristina tirou foto de Toninho com a filha Juliana na frente do prédio onde eles moravam no Butantã.

tipo: Fotografia

Projeto: ADC – Eletropaulo Entrevistado por: Liliana Schnaider Rosali Maria Nunes Henriques Depoimento de: José Antônio Martins Fernandes Local: São Paulo Data: 23/09/1994 Realização: Instituto Museu da Pessoa Código: ADC_HV017 Revisado por: Ana Paula Santana Bertho P/1 - Toninho, nós gost...Continuar leitura

Título: Uma vida dedicada ao esporte

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo