Facebook Info Ir direto ao conteúdo

UMA VIDA DEDICADA A IMAGEM

Esta história contém:

UMA VIDA DEDICADA A IMAGEM

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Roland Werner Henze nasceu no dia 14 de abril de 1937 em Nova Friburgo. Nos anos 50 faz Super-8, escreve críticas de cinema, funda clube de cinema, organiza festivais e mostras de filmes. Nos anos 60, estagia por cinco anos na TV alemã em Munique. Faz a fotografia de documentários para redes de TV, como a norte-americana CBS em Nova Iorque e a inglesa BBC em Londres. O curta-metragem «A Banda» recebeu o certificado de Classificação Especial pelos Cinemas do Brasil e foi exibido como complemento de filme estrangeiro nos principais cinemas das capitais e do interior. Quando estava sendo projetado no cinema Odeon, o curta chamou a atenção da produção da TV GLOBO, de onde Roland recebeu um telefonema e ele deu todas as coordenadas da cidade e arredores. Tempo depois, a TV GLOBO estava realizando em Conservatória a novela Feijão e sonhos. Entre as décadas de 80 e 90, Henze produziu vários filmes sobre a hidroelétrica Itaipu, conquistou prêmios com os filmes «A Volta do Filho Pródigo» e «A Jangada», dentre outros. Mas foi em 1968, após realizar o documentário, «A Lavagem do Cristo», que Roland ficou nacionalmente conhecido, chegando a ganhar a Coruja de Ouro, do antigo Instituto Nacional do Cinema, e premio de melhor curta- metragem no festival de São Carlos.

Ele era proprietário da Roland Henze Produções Cinematográficas, no Rio de Janeiro. Em 1995 ele deixou a capital fluminense para morar em Rio das Ostras, onde prestava serviços para a Petrobrás. a Roland Henze faleceu aos 71 anos, em 20 de setembro de 2007.

fechar

UMA VIDA DEDICADA A IMAGEM

imagem de: Roland Werner Henze
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios