Em seu depoimento, Cristina Coutrim dos Reis narra sua trajetória de muitas lutas: muito trabalho, em diversas atividades, além da luta coletiva em prol da melhoria de condições para a comunidade em que nasceu e em que vive. Dona Cristina conta dos tempos de infância, divididos entre os dias de trabalho, ajudando os pais, e as noites de brincadeiras no terreiro iluminado pela lua clara. A travessia da comunidade, carregada de produtos para a venda na cidade era um desafio. Era pesado, o caminho era longo e tinha que equilibrar os produtos todos. A cidade daquele tempo era diferente e ela vendia de porta em porta. Ao casar, as atividades continuaram mesmo com a chegada de seus oito filhos. Ainda nova, ficou viúva, mas seguiu na luta para criá-los. Conforme eles foram crescendo, passaram a ajudar em casa também e assim, Dona Cristina reformou a casa e foi acumulando equipamentos eletrônicos, depois da chegada da energia, que foi uma luta sua em prol da comunidade. Outra luta em que Dona Cristina se envolve é na pela manutenção das tradições, sendo a responsável pela festa de São João, a caretagem, que acontece, desde os tempos de seus avôs até os dias de hoje.

Meu pai era lavrador, o serviço dele era de lavoura: plantar roça; e garimpeiro, vivia do garimpo. Garimpo, plantação da lavoura, pesca… Eram essas as atividades dele. A minha mãe ajudava, minha mãe garimpava, trabalhava na roça e trabalhava também na fábrica de chapéu. Quando eu en...Continuar leitura

Projeto Kinross Paracatu Depoimento de Cristina Coutrim dos Reis Entrevistado por Márcia Ruiz e Fernanda Prado Paracatu, 10/06/2017 Realização Museu da Pessoa KRP_HV14_Cristina Coutrim dos Reis Transcrito por Mariana Wolff P/1 – Dona Cristina, bom dia. R – Bom dia. P/1 – Eu queria agr...Continuar leitura

Título: Uma vida de luta no São Domingos

Local de produção: Paracatu