Em seu depoimento, Ronaldo expõe sua trajetória enquanto jovem atento aos estudos, que adentrou nas Forças Armadas, mas cometeu crimes e foi condenado por eles. Na prisão, Ronaldo encontrou um meio de trabalhar com educação na instituição, ao passo que diminuía o tempo em que ficaria preso. Primeiro, Ronaldo conta que atuou com a alfabetização de jovens e adultos, posteriormente integrou um projeto de inclusão digital promovido pelo CDI. Através desse projeto, Ronaldo pode ser reintegrado enquanto professor e multiplicador, vendo seus alunos continuarem multiplicando o conhecimento.

Projeto: Memória CDI Entrevistado por: Danilo Ferretti Depoimento de: Ronaldo Antônio Miguel Monteiro Local: Rio de Janeiro Data: 22/09/2004 Realização: Instituto Museu da Pessoa Código: CDI_TM011 Transcrito por: Fabio Lyra Revisado por: Juliane Roberta Santos Moreira P/1 – Ronaldo, boa tard...Continuar leitura

Título: Uma porta que se abre: de infrator a multiplicador do conhecimento

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Ronaldo Antônio Miguel Monteiro