Em seu relato, Hércia relembra momentos marcantes de sua infância e juventude nos engenhos do nordeste, conta diversos casos como: a história de quando ensinou usineiros a ler, mas parou no momento em que o dono da fazenda, cujas ideias eram contrarias as delas, que sempre apoiou o Partido Liberal, disse que ela estava criando novos eleitores para ele e relembra também um caso marcante da história da Paraíba: o assassinato de João Pessoa cometido por João Dantas por causa da revelação de uma amante.

imagens (10)

O regresso do pai

data (ou período): Ano 1943 Imagem de:Hércia Marinho Silva

Cabelo ao vento

data (ou período): Ano 1935 Imagem de:Hércia Marinho Silva

Montanha e veraneio

data (ou período): Ano 1933 Imagem de:Hércia Marinho Silva

Turistando

data (ou período): Ano 1933 Imagem de:Hércia Marinho Silva

Caderneta da Caixa Econômica

get_date(); ?>

Caderneta da Caixa Econômica (2)

get_date(); ?>

Caderneta da Caixa Econômica (3)

get_date(); ?>

Caderneta da Caixa Econômica (4)

get_date(); ?>

Caderneta da Caixa Econômica (5)

get_date(); ?>

Caderneta da Caixa Econômica (6)

O regresso do pai

A família de Hércia passeia no centro do Recife em um dia especial: o pai viajante havia regressado. Ao fundo da fotografia está a Igreja Santo Antônio. Esq.-dir.: Yapuã (filho), Hércia, Yara (filha) e Edgard (marido).

período: Ano 1943

Cabelo ao vento

Hércia (à direita) e a mãe Honorina em um barco que visitava o cais do Recife, um passeio tradicional da cidade.

período: Ano 1935

Montanha e veraneio

Hércia e seus familiares viajaram nas férias para Garanhuns, cidade de montanha e veraneio, e tiraram esta fotografia nas escadarias do Hotel Central, um dos mais antigos da cidade. Esq.-dir.: Heloísa (prima), Loló (tia), Experidião (tio), Hércia, Ildefonso (pai) e Edgard (marido).

período: Ano 1933

Turistando

Retrato de Hércia na escadaria do Hotel Central, um dos mais antigos de Garanhuns.

período: Ano 1933

Caderneta da Caixa Econômica

Registro e anotações de depósitos, retiradas e juros na caderneta da Caixa Econômica da Parayba do Norte. Contém anotações de depósito e movimentação de conta realizados entre 1918 e 1924. Eles foram feitos por Honorina Alves Marinho, mãe de Hércia, que era beneficiária menor.

tipo: Documento

Caderneta da Caixa Econômica (2)

tipo: Fotografia

Caderneta da Caixa Econômica (3)