Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 6 de dezembro de 2007

Uma enciclopédia do folclore do São Francisco

Esta história contém:

Uma enciclopédia do folclore do São Francisco

Vídeo

Meu nome é Maria Izabel Muniz Figueiredo, mais conhecida por Bebela. Eu nasci aqui em Juazeiro, no dia 12 de setembro de 1938. Meu pai é Francisco Evaristo Caboclo Figueiredo, nascido na cidade da Barra, ex-comandante dos navios de gaiola, grande amante da navegação do Rio São Francisco e funcionário, até morrer, da Viação Baiana do São Francisco, lamentavelmente, hoje extinta. E minha mãe, Edelvita Muniz Figueiredo, filha do lendário Barão Enéas, era o meu avô, era um homem cheio de histórias e que tinha a sua patente, ficava feliz em ser chamado “o Barão”, as filhas do Barão, as meninas do Barão Enéas. E nós estamos fazendo essa gravação justamente nas terras do Barão. Aqui eram todas umas roças de Ioiô, como nós chamávamos o avô, em vez de vovô, era Ioiô. Fica às margens do Rio São Francisco, é um lugar lindo. Sem modéstia, é um lugar belíssimo.

O Nego D’Água é um mito do rio, o senhor do rio, e ele vive no fundo do rio. Disse que ele tem um reinado, é dono de todas as águas e ele tem um rival que é o Caboclo D’Água, que é um índio bonito, que mora no rio e tem penachos. Eles vivem em guerra, discutindo a cheia, discutindo as vazantes, discutindo os temporais, querem ser os donos das águas. E o Nego D’Água aparece. É também chamado Compadre D’Água, gosta muito de fazer batuque na proa ou na popa das canoas. Antigamente, que tinha muitos paquetes, que é um barco maior com uma vela, o Nego D’Água virava esses paquetes e também os vapores. Ele chegava a virar os vapores e pedia a algumas pessoas, alguns privilegiados que podem ver o Nego D’Água, pede carne, pede farinha, pede charuto, e, se a pessoa chegar a oferecer para ele, ele então diz que aquela pessoa vai ser feliz para sempre, vai realizar todos os desejos. E, se por acaso negar, ele luta e puxa aquela pessoa e leva pra ser o seu escravo ou escrava. Diz que ele é...

Continuar leitura
Fechar

Retrato de Maria Izabel Muniz Figueiredo

Dados da imagem legenda: Retrato de ria Izabel Muniz Figueiredo. Foto de Antônia Domingues<br>personagem: Maria Izabel Muniz Figueiredo.<br>

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Bahia / Juazeiro - Ba

Imagem de:
Maria Izabel Muniz Figueiredo ( Bebela)

História:
Uma enciclopédia do folclore do São Francisco

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mulher, sorriso, vegetação

legenda: Retrato de ria Izabel Muniz Figueiredo. Foto de Antônia Domingues
personagem: Maria Izabel Muniz Figueiredo.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Sempre inventando
Vídeo Texto

Carlos Nunes de Lima

Sempre inventando
Perito contador, a pedido do pai
Vídeo Texto

Luís Costa e Silva

Perito contador, a pedido do pai
A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto

Breno Augusto dos Santos

A história não caminha como se pensa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.