Antônio Carlos Venâncio nasceu em Belém do Pará em 1949. Era como se tivesse nascido em uma cidade do interior na época, teve uma infância muito saudável. E talvez isso tenha influenciado para fazer Biologia. Gostava de mato, por isso também se identificou bastante com Carajás. Venâncio depois de ser soldado, foi indicado para ser assessor de segurança empresarial da Docegeo e esteve envlolvido nas redondezas de Carajás, Paraupebas, Serra Pelada, Eldorado, onde chegou a fazer levantamento dos garimpos. Conta muitos causos e casos sobre os indígenas e personagens ligados a exploração mineral que acontecia na região em meados da década de 1970. Atualmente é responsável pela áera do meio ambiente e relações externas pela Vale.

Memória Vale do Rio Doce Depoimento de Antônio Carlos de Lima Venâncio Entrevistado por José Carlos e Cláudia Resende Carajás, Pará, 28 de maio de 2000 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Liamara Guimarães de Paiva Revisado por Wini Calaça P/1 – Tudo de novo, seu nome completo, da...Continuar leitura

Título: Um relato de casos e causos

Local de produção: Brasil / Carajás

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Antônio Carlos de Lima Venâncio