Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 28 de maio de 2000

Um relato de casos e causos

Esta história contém:

Um relato de casos e causos

Vídeo

P/1 – Tudo de novo, seu nome completo, data de nascimento e local de nascimento.

R – Antônio Carlos de Lima Venâncio, eu nasci em 5 de junho de 1949, em Belém do Pará. O nome do meu pai é Augusto José Venâncio, falecido em 1972 e a minha mãe é Alice de Lima Venâncio, tem 82 anos e mora em Belém do Pará.

P/1 – Conta pra gente aqui a coincidência da...

R – Coincidência? Tá! Então, 5 de junho, por coincidência, não foi nem por... Primeiro que, quando eu fui fazer biologia ainda não tinha muito de festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas eu acabei fazendo biologia e coincidiu de criarem o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho. Aí, eu consigo festejar o meu aniversário de graça, porque como festeja a Semana do Meio Ambiente, festeja o meu aniversário também e todo mundo se lembra, pelo menos as pessoas que trabalham comigo se lembram.

P/1 – Conhece um pouco a origem da sua família? De onde ela veio?

R – Olha, eu até tive um tempo que me deu vontade de fazer... Quando saiu aquele filme, aquela novela, “Raízes”, não sei se foi novela ou foi um filme, “Raízes”, um seriado, deu vontade de fazer esse levantamento, mas acabei não tendo tempo nem muita paciência. Mas a minha mãe, minha mãe e meu pai, eles falam que os meus avós vieram do Nordeste. A família do meu pai veio do Ceará e a família da minha mãe veio da Paraíba. Os avós vieram de lá e sempre que eu ia a Brasília me dava vontade de ir lá bater um papo com aquele Venâncio, tem aquele prédio Venâncio 2000, Venâncio 3000. Pô, esse cara deve ser meu parente, ele também era nordestino, que ele morreu, né? E o nome dele, por coincidência, era Antônio Venâncio. Eu falei: “Esse cara deve ser parente.” Eu queria ir lá, não era interessado na herança não. Eu queria pra saber, de repente, realmente o meu pai nasceu na Paraíba ou no Ceará, no caso seria na Paraíba. E, aí, eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A importância do zelo
Texto

Sueli Pereira Vissoto

A importância do zelo
Do outro lado do muro
Texto

Paulo Henrique Cipriano Seixas

Do outro lado do muro
Investigador da memória
Vídeo Texto

Hilário Labat Uchoa

Investigador da memória

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.