Dona Bela abre sua vida para nós e conta a história do encontro de seus pais em Jaci-Paraná e sua saga para conseguir estudar, problema que a maioria das crianças infelizmente têm de enfrentar na região. Sem perspectivas para entrar numa escola, se casou aos 16, o que acabou sendo positivo para sua vida. Ignorando os pedidos do marido, nos conta como aos 20 começou a trabalhar no seringal com ele, uma amostra da história de companheirismo entre os dois. Dona Bela também nos conta a história de seus cinco filhos, em especial um que sofre de deficiências físicas. Nos fala também de como isso a inspirou a ser parteira, ajudando as mulheres de Jaci-Paraná. Neste depoimento, Belísia relembra a dolorosa morte de seu marido e por fim nos fala da mudança causada pela inundação de sua casa, além de seus sonhos para o futuro.

Palavras-chave:

imagens (3)

Belísia Barreto Mourey (Dona Bela)

legenda: Belísia Barreto Mourey (Dona Bela) Retrato do Depoente. Mulher sorrindo em frente a um tronco de uma árvore.

Palavras-chave:

Belísia Barreto Mourey (Dona Bela)

legenda: Belísia Barreto Mourey (Dona Bela) Mulher sorrindo em frente a um tronco de uma árvore.

Belísia Barreto Mourey (Dona Bela)

legenda: Belísia Barreto Mourey (Dona Bela) Retrato do Depoente. Mulher apoiando a mão em um tronco de uma árvore. Há outras árvores ao fundo.

tipo: Fotografia

Depoimento de Dona Bela – Belísia Barreto Mourey Entrevistado por Karen Worcman Jaci-Paraná, 24 de junho de 2010 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Arianna Sassaroli Revisado por Heci Regina Candiani P – Onde você nasceu? R – Eu nasci aqui em Jaci-Paraná, aí eu achei esse ra...Continuar leitura

Título: Um casamento abençoado

Data: 24/06/2010