Nasceu em São Paulo. Até os 4 anos só falava japonês. Filha do meio entre 3 irmãs. Depois que um brigou com a irmã por um brinquedo e ele quebrou, aprendeu a compartilhar. Lembra das comidas típicas japonesas que a família comia. Teve uma educação bem japonesa, mais fria e menos afetuosa. Chegar em SP foi um impacto muito grande. Como não tinha muitos amigos, estudava. Aproximava-se dos amigos que precisavam de ajuda. Era autodidata na pintura. A mãe fez um bolo quando menstruou pela primeira vez. Conta como acabou de forma violenta o primeiro casamento. Relacionamentos abusivos. Diagnóstico de câncer de mama. Fez quimioterapia. Mudou a alimentação. Vive com a filha. Fazem escotismo. Trabalha com gestão de pessoas no Hospital da Clínicas em São Paulo.

Eu tenho mais duas irmãs, a mais velha e a mais nova, a gente tem dois anos de diferença entre uma e outra. No Japão a gente tem uma referência, um costume de homenagear, comemorar, os três, os cinco e os sete anos de idade de meninas, por exemplo, sempre essa diferença. Então eles sempre man...Continuar leitura

Projeto Medley Realização Instituto Museu da Pessoa Entrevista de Claudia Mayu Konuma Entrevistada por Local Código: PSCH_HV965 Transcrito por Camila Inês Schmitt Rossi Revisado por Leonardo Dias de Paula P/1 – Eu queria que você começasse se apresentando, dizendo seu nome completo, a data ...Continuar leitura

Título: Tudo vem pra fortalecer

Local de produção: Brasil / São Paulo