Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Tudo por causa de Rosinha

Esta história contém:

Tudo por causa de Rosinha

Tudo por causa de Rosinha, lembro-me muito bem. Eu tinha sete anos. Era essa a idade que a gente ia para a escola naquele tempo. Quando meu pai anunciou que eu iria para a escola, pensei logo que certamente iria estudar com a bela professora Rosinha. Rosinha era mesmo uma flor. Linda, branquinha, cabelos compridos, falava bem bonito. Suas roupas eram sempre em tons clarinhos, suaves...Suas unhas compridas, sempre pintadas de rosa claro, pois era essa a cor permitida, para produtos de maquiagem e esmaltes para as moças,pelos pais lá onde eu morava.

Todos os dias a bela professora passava em frente de minha casa no caminho para a escola e eu ficava a olhar, só olhava. Um dia ela passou bem perto de mim passou a mão no meu rosto e disse que eu era linda. Meu Deus, senti o chão fugir dos meus pés. Fiquei sentindo o perfume e a maciez das mãos de Rosinha no meu rosto. Na minha inocência, pensei que havia até ficado cor de rosa.

Desde aquele dia eu prometi a mim mesma que seria professora. Queria ser igual a Rosinha. Chegou o tão esperado dia de começar a estudar. Cheguei à sala de aula, olhei para a mesa da professora e levei um choque. Não era Rosinha! Uma dor horrível adentrou meu peito. Ela estava na sala ao lado com outros alunos bem pequenos. Eu não entendia de séries, etc. Naquele tempo, pelo menos em nossa casa, criança não dialogava com os adultos, simplesmente obedeciam às ordens dos pais. E então fiquei com a tristeza guardada.

Os dias foram se passando. O semestre passou, o ano terminou e eu não estudei com Rosinha, só a via nos momentos nos quais ela vinha falar com minha professora. E eu chorava por dentro e reafirmava minha promessa de ser professora igual a ela. O certo é que nunca estudei com a minha linda professora. Continuei meus estudos, tive muitos atropelos (circunstâncias da vida), mas consegui me formar primeiro no Magistério, depois consegui graduação em Pedagogia.

Rosinha sempre presente, agora de forma...

Continuar leitura
fechar

Tudo por causa de Rosinha

A cor rosa significou muito a presença de Rosinha.

período: Ano 2014
local: Brasil / Pará / Tomé-açu
crédito: Mira Mendes
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios