Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Transformar e salvar vidas

Esta história contém:

Transformar e salvar vidas

Meu nome é Jair Antonio Meneguelli, eu nasci em 1947 na Maternidade de São Paulo, mas os meus pais já residiam em São Caetano e ali eu estou até hoje, fazem “apenas” sessenta e cinco anos de São Caetano do Sul.

Apesar de nascido em São Caetano, minha vida todinha foi feita em São Bernardo do Campo. Com catorze anos e meio eu fui para o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) pela Willys Overland do Brasil. Me formei no SENAI ali pela aquela empresa que posteriormente foi comprada pela Ford e permaneci lá. Em 1981 fui candidato e eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, fiquei dois mandatos como presidente do sindicato, e logo em seguida, em 1983, simultaneamente ao meu mandato de presidente do sindicato, fui eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores, central essa que eu presidi desde o seu início, durante onze anos.

Fui deputado federal de oposição durante dois mandatos e indicado no Governo Lula para presidir o Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria), o único cargo político que é indicação do Presidente da República dentro de todo o sistema S: SESI, SENAI, SESC (Serviço Social do Comércio), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SEBRAE (Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas), SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Há mais de nove anos estou como presidente do Conselho Nacional do SESI. E por poder realizar projetos eu me contento mais em ser presidente do SESI do que em ter sido deputado federal, embora tenha sido importante também.

Eu vim para somar, para ajudar, se é uma entidade que tem poder, tem recursos financeiros, se é uma entidade que pode fazer alguma coisa em benefício da população, ali era um lugar bom para mim, com certeza, porque essa foi a minha batalha como dirigente sindical, essa foi a minha batalha no Congresso Nacional como deputado. Aqui é um bom lugar para que...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de Jair Antonio Meneguelli Entrevistado por Fernanda Prado e Âmbar de Barros São Bernardo do Campo, 17 de setembro de 2012 Realização: Museu da Pessoa Código: VV_TM027 Transcrito por Priscilla Proetti (MW Transcrições) Revisado por Joice Yumi Matsunaga A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Oportunidade de se transformar
Vídeo Texto

Luis Felipe Miranda

Oportunidade de se transformar
Isso é o que me dá vida
Vídeo Texto

Eduardo Fernandes

Isso é o que me dá vida
Construindo uma história todos os dias
Texto

Ivana Barradas Figueiredo

Construindo uma história todos os dias
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.