Conta sobre sua infância e família. O campo de concentração, onde entrou grávida e perdeu sua filha recém-nascida e sua mãe, assassinadas pelo regime nazista. A ida para Israel com o segundo marido, que não deu certo. A vinda para o Brasil e a adaptação ao novo país

imagens (18)

Cartão médico - Página 1

2º cartão médico - Página 1

Aviso importante

Identidade

Documentos de identificação

Autorização de viagem

Retrato na velhice

Família

data (ou período): Ano 1924 Imagem de:

Retrato do irmão

data (ou período): Década 1930 Imagem de:

Retrato da sobrinha

data (ou período): Ano 1936 Imagem de:

Retrato pessoal

data (ou período): Ano 1950 Imagem de:

Retrato do marido

data (ou período): Ano 1950 Imagem de:

Retrato de Samuel Fehl

Cartão médico - Página 2

Cartão médico - Página 3

2º cartão médico - Página 2

2º cartão médico - Página 3

Cartão médico - Página 4

Cartão médico - Página 1

Cartão médico recebido ao final da Segunda Guerra Mundial, das forças aliadas. O documento contém o diagnóstico das condições médicas em que se encontrava Maria Yefremov quando foi libertada do campo de concentração de Bergen-Belsen. Idioma: inglês.

2º cartão médico - Página 1

Capa do cartão médico do segundo hospital em que Maria Yefrenov esteve depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Idioma: alemão.

Aviso importante

Aviso entre os documentos, pedindo para manter o cartão de identidade a salvo. Documentos de identidade recebido por Maria Yefremov e sua irmão depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Era um documento que identificava nome, país de origem e número de registro. Este cartão era pra ser transportado por Maria da Alemanha até a Iugoslávia. Idioma: inglês.

Identidade

Um dos cartões de identidade. Documentos de identidade recebido por Maria Yefremov e sua irmão depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Era um documento que identificava nome, país de origem e número de registro. Este cartão era pra ser transportado por Maria da Alemanha até a Iugoslávia. Idioma: inglês.

Documentos de identificação

Autorização de viagem

Autorização de viagem que permitia Maria Yefremov viajar de graça para sua cidade natal após a Segunda Guerra Mundial. O documento foi recebido quando chegou à Iugoslávia, autorizando a viagem de trem e pedindo que se registrasse ao chegar em sua cidade.

Retrato na velhice

Retrato de Maria Yefremov.

Família

Retrato da família de Maria Yefremov tirada no jardim da casa em que moravam, em Tidel, Iugoslávia (atual Sérvia). Da esquerda para a direita: Ruza Braun (irmã), Velemir Salomon (irmão), Malvina Salomon (mãe), Leonka Breiner (irmã) e Maria Yefremov.

período: Ano 1924

Retrato do irmão

Retrato de Velimir Salomon, irmão de Maria Yefremov, com uniforme de oficial da reserva iugoslava. O retrato foi reencontrado por Maria assim que chegou em Novi-Sad, Iugoslávia (atual Sérvia), após ser libertada do campo de concentração Bergen-Belsen.

período: Década 1930

Retrato da sobrinha

Retrato da sobrinha de Maria Yefremov, Olga Braun, filha de sua irmã, Ruza Braun.

período: Ano 1936

Retrato pessoal

Retrato de Maria Yefremov, feito para o passaporte quando ia para Israel, em 1950.

período: Ano 1950

Retrato do marido

Retrato de Ivan Yefremov, 2º marido de Maria Yefremov, feito para o passaporte quando ia para Israel, em 1950. Era engenheiro agrônomo e faleceu em 1968.

período: Ano 1950

Retrato de Samuel Fehl

Retrato de Samuel Fehl, judeu romeno que trabalhou como engenheiro na Telefônica do Rio de Janeiro. Depois do marido falecer, Maria Yefremov foi trabalhar como governanta na casa de Samuel, em São Paulo (SP), onde ficou por 4 anos.

Cartão médico - Página 2

Cartão médico - Página 3

2º cartão médico - Página 2

Cartão médico do segundo hospital em que Maria Yefrenov esteve depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Tabela de febre recebida no Sanatório e Casa de Curas Bad Rehburg, na Alemanha, onde esteve internada mais ou menos um mês. Idioma: alemão.

2º cartão médico - Página 3

Cartão médico - Página 4

crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento