Esta história ainda não foi revisada pelo time de acervo do Museu da Pessoa.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco.

resumo

Joaquim nasceu na cidade de São Paulo. Suas brincadeiras de infância preferidas eram “pula na mula” e malha. Deu seus primeiros passos no ramo gráfico aos 14 anos. Trabalhou como distribuidor, impressor, margeador, tipógrafo compositor e linotipista nas gráficas: Andreotti, Guilherme Asbar e Cia., etc; na revista “Sítios e Fazendas”; nos jornais Folha de São Paulo, Diário Popular, Diários Associados, Última Hora. Destaca as relações de trabalho com Assis Chateaubriand e Samuel Wainer. Teve participação em greves e relacionamento com líderes como Rocha Mendes. 

imagens (1)

get_date(); ?>

Carteira de Identidade Funcional

data (ou período): Ano 1991 Imagem de:Joaquim Gomes Franco Filho

fechar

Carteira de Identidade Funcional

Documento de quando o depoente entrou para a Associação dos Trabalhadores Gráficos no Estado de São Paulo como segundo secretário.

período: Ano 1991
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
tipo: Documento

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto História das Profissões em Extinção Depoimento de Joaquim Gomes Franco Filho Entrevistado por Priscila Perazzo e Carla Gibertoni Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade São Paulo, 15 de outubro de 1996. Realização Museu da Pessoa Entrevista nº 25 Transcrita por Luciana Toset...Continuar leitura



Título: Tipógrafo compositor

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Joaquim Gomes Franco Filho

opções da página